Bureau de Estilo Trabalho de Conclusão de Curso II 01|10 Acadêmica: Ariela de Pieri Moreira Orientador: Douglas Heidtmman Jr.Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC O mercado industrial em Santa Catarina é reconhecido nacionalmente por sua qualidade e variedade na produção têxtil. Contudo, este segmento enfrenta, ainda hoje, o problema na consolidação da identidade da moda catarinense. Segundo Tronca (2008, p. 74): Até pouco tempo atrás, as empresas de Santa Catarina buscavam em São Paulo conhecimento, técnicas inovadoras e produtos para suprir as necessidades de produção de suas indústrias, não levando em consideração as características regionais dos consumidores. Contratavam designers de moda do vestuário de outros estados e até mesmo do exterior, que tinham pouco ou nenhum conhecimento do consumidor da região. A partir da inquietação relacionada à falta de espaços para criação, pesquisa e divulgação no incentivo da identidade do setor têxtil no Estado, busca-se uma solução arquitetônica para um Bureau de Estilo em Joinville/SC. Fonte: MAPAS (2014). Adaptado pela autora. Por se tratar de uma cidade com significativo polo industrial, considera-se este um reflexo para futuros investimentos externos. Tendo em vista os aspectos econômicos analisados do município, além de sua proximidade com as principais cidades têxteis do Estado, procura-se incluir Joinville na rota dos destinos mais procurados deste polo. Por isso, objetiva-se atender à demanda existente de empresários, comerciantes, estilistas, estudantes, indústrias e investidores que procuram criatividade, identidade, tecnologia e inovação neste setor. Florianópolis N Ÿ 546.981 habitantes; Ÿ Produto Interno (PIB) de 7.554.057, relacionado ao setor industrial, número equivalente a 30% do PIB de Santa Catarina neste setor. (IBGE 2013) JOINVILLE / SC POR QUE UM BUREAU? Bureaux de Estilo são escritórios que surgiram na França no final do ano de 1950 e são responsáveis por organizar sugestões de cores, matérias e formas que influenciarão o comportamento do consumidor e resultarão na criação do produto de moda. Estes espaços comportam profissionais com repertório criativo e, portanto, usam de sua sensibilidade e imaginação para “captar instantes – exclusivos – da vida” e assim traduzi- los em guias para criação, como diz Leão (2005, p. 65): Esses instantes podem ser um gesto inusitado, uma atitude transgressora, um comportamento social que esteja sendo comum, igual entre alguns grupos de pessoas; um acessório em evidência, uma cor, um elemento que se sobressai de todo seu cenário. Algo novo, ainda não medido, nem mencionado. Ainda virgem, sem violações ou intervenções. Algo que possa transcender os limites da realidade (...). A descoberta das tendências é a principal missão do Bureau de Estilo e por isso, a partir dos ingredientes, formadores da “tendência de moda”, que o escritório expressará sua personalidade para o público no qual se direciona. + + + = = Influências Cores Materiais Formas Temas Tendência de moda Fonte: LEÃO (2005). Adaptado pela autora. # tendentia # tendência # EuSouVocêAmanhã # tendentia # tendência # EuSouVocêAmanhã # tendentia # tendência # EuSouVocêAmanhã # tendentia # tendência # EuSouVocêAmanhã ÁREA DE INTERVENÇÃO - VILLA MARIA LEGISLAÇÃO Construída no ano de 1913, para ser residência de Procópio Gomes de Oliveira e sua família. A antiga edificação, denominada como “Villa Maria”, está situada na avenida que hoje recebe o nome do ex-proprietário. Já o nome “Villa Maria” surgiu a partir da homenagem feita à sua esposa Maria Balbina Miranda de Oliveira Imponente, a residência, com linguagem eclética e influência germânica é um exemplar de implantação residencial do tipo “chácara”, ou seja, possui lote grande, afastamentos laterais e frontal em relação aos limites do terreno, além da presença de jardim. Sua singularidade estética encontra-se presente nos lambrequins de madeira situados nas quatro elevações, e na grande riqueza de detalhes. ANÁLISE URBANA Com a análise dos mapas é possível salientar que tanto o objeto de estudo, quanto seu entorno, possuem alto valor histórico, arquitetônico, residencial, comercial e viário para o município de Joinville. E por isso é possível listar três potencialidades para o local. 1) A edificação possui em seu entorno usos variados como serviços, comércios e residências; 2) Possui lote de esquina, o qual possibilita dois acessos à edificação; 3) Sua fachada leste encontra-se voltada à Avenida Coronel Procópio Gomes, via arterial de alto valor viário e grandes perspectivas econômicas. ZONAS USOS ADMITIDOS RECUOS MINIMOS FRONTAL LATERAL FUNDOS TO CAL GAB DIRETRIZES P/ LOTEAMENTOS ÁREA MIN. FRENTE MIN. ZCD1 (6) (8) R1 (1) - R2 (6) - CR C1 (1) - C2 (1) - C3 - C4 - C5 - C6 - CC S1 - S2 - S3 - S4A - S6 E1 - E2 (10) - E3.1 xxx 360, 00m² 12,00 m xxx xxx xxx xxx xxx xxx 5,00 5,00 5,00 5,00 1,50 1,50 1,50 1,50 1,50 1,50 1,50 1,50 50% 60% 60% 60% 4 4 4 4 12 12 12 12 6 - Afastamento de 1,50 m até o 2º pavimento, acrescido de 50 cm por pavimento subsequente conforme art. 49. 8 - Permitido o uso do embasamento conforme os arts. 67,69,70. Localizada na Zona Corredores Diversificados de Expansão da Área Central: ZCD1, a proposta do Bureau de Estilo atende o uso S2, destacado abaixo, que admite: recuo frontal de 5 metros, recuo lateral e de fundos de 1,50 metros; taxa de ocupação de 60% e número máximo de gabaritos de 12 (doze) pavimentos. O uso S2 é definido por Serviço de Âmbito Geral. 2 DESIGN REPUBLIC DESIGN COMMUNE Sede da polícia na década de 1910 para o novo espaço de encontro do design chinês Adição Arquitetos: Neri & Hu Design and Research Office Localização: Xangai, China Cliente: Design Republic Commune Conclusão da obra: Novembro/2012 Espaços interseccionados Ÿ Partido da Design Republic em reunir aspectos intelectuais, estéticos, comerciais e arquitetônicos que criam um universo de valorização do design; Ÿ Intersecção do anexo com a edificação de interesse histórico e cultural; Ÿ Fácil visualização da edificação preexistente devido o uso do vidro e baixo gabarito. ASPECTOS RELEVANTES B U R E A U SC B U R E A U SC B U R E A U SC +N 0 10 50 100m LEGENDA: RESIDENCIAL COMÉRCIO SERVIÇOS INSTITUCIONAL MISTO OBJETO DE ESTUDO N 0 10 50 100m LEGENDA: CONSTRUÍDO NÃO CONSTRUÍDO OBJETO DE ESTUDO LEGENDA: EDIFICAÇÃO DE INTERESSE HISTÓRICO OBJETO DE ESTUDO N 0 10 50 100m 1 2 3 4 1 2 3 4 Palacete Hans Jordan Villa Maria, 1913 Edificação eclética, 1912 Edificação Eclética N LEGENDA: VIA ARTERIAL VIA COLETORA OBJETO DE ESTUDOVIA LOCAL 0 10 50 100m N 0 10 50 100m 1 PAVIMENTO 2 PAVIMENTOS 3 PAVIMENTOS 4 PAVIMENTOS MAIS DE 4 PAVIMENTOS OBJETO DE ESTUDO LEGENDA: PROJETOS REFERENCIAIS 3 ESPAÇO HAVAIANAS Integração, Design e Identidade arquitetura despojada espírito casual pórtico branco espaço aberto + + + PRAÇA Arquitetos: Isay Weinfeld Localização: São Paulo, Brasil Cliente: Havaianas Projeto: 2008 Conclusão da Obra: 2009 ASPECTOS RELEVANTES Ÿ Adequada relação marca x identidade - Sensibilidade do arquiteto em transpor à arquitetura a proposta da marca; Ÿ Utilização de muita iluminação natural; Ÿ Atração do público para o espaço interior; Ÿ Linhas retas. CirculaçãoAdição CIDADE INTERNACIONAL DE RENDA E DA MODA DE CALAIS Restauração, ampliação e reconversão de uma fábrica do século 191 Arquitetos: Moatti e Rivière Localização: Calais, França Cliente: Cidade de Calais Projeto: Concurso de arquitetura lançado em 2004 Obra: 2006 - 2009 Ÿ Partido, tecnologia e materiais contemporâneos adotados para fachada e intervenção; Ÿ O modo de como o projeto arquitetônico valorizou, nos aspectos estéticos da fachada, a característica têxtil/econômica da cidade; Ÿ Jogo de luz e sombra para o interior da edificação. ASPECTOS RELEVANTES ESTUDO DA LOGOMARCA A casa O lambrequim A moda (assimilação) O movimento + } Projeto de reabilitação da edicação de interesse histórico e cultural em Joinville/SC. Fonte: Acervo Pessoal da autora (2014). Elevação Sul Elevação Leste F o n te : IP P U J (2 0 1 0 ). A d a p ta d o p e la a u to ra . Sistema Viário Uso do Solo Espaços Construído x Não Construído Gabarito Edificação de interesse histórico no entorno F o n te : IP P U J (2 0 1 0 ). A d a p ta d o p e la a u to ra . F o n te : IP P U J (2 0 1 0 ). A d a p ta d o p e la a u to ra . F o n te : IP P U J (2 0 1 0 ). A d a p ta d o p e la a u to ra . F o n te : IP P U J (2 0 1 0 ). A d a p ta d o p e la a u to ra . Fonte: http://moatti-riviere.com/en/projet/cite-internationale- de-la-dentelle-et-de-la-mode-calais-62/. Acesso em 18/04/2014. Fonte: http://casavogue.globo.com/Colunas/Studio-Arthur-Casas/ noticia/2013/07/xangai-design.html. Acesso em 18/04/2014. Fonte: http://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/ isay-weinfeld-loja-sao-03-03-2010. Acesso em: 20/04/2014. Bureau de Estilo Trabalho de Conclusão de Curso II 02|10 Acadêmica: Ariela de Pieri Moreira Orientador: Douglas Heidtmman Jr.Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC REABILITAÇÃO B U R E A U SC O estudo elaborado tem como propósito reabilitar uma edificação de linguagem eclética do ano de 1913. Diferente de seu uso original, a antiga residência, recebe para esta proposta um novo uso, revalorizando-a novamente no contexto urbano. Entende-se por reabilitação, segundo Freitas (2012, p. 24), a ação de intervenção que deve respeitar sua arquitetura, tipologia e estrutura, a fim de gerar condições de segurança, funcionalidade e conforto. O autor afirma também que a reabilitação adaptativa e pouco intrusiva conduz a um resultado mais equilibrado. Para Braga (2003, p. 21), o termo também é designado como “(...) intervenção que busca adaptar os espaços preexistentes para abrigar atividades diferentes para as quais eles foram projetados ou construídos.” Azevedo (2003, p. 23), acrescenta que a reabilitação deve seguir alguns atributos mínimos para não colocar em perigo a autenticidade e integridade do monumento: a mínima intervenção, a flexibilidade com o menor desgaste, possibilidade de usos presentes e futuros; a reversibilidade, para possibilitar a adoção de novas funções quando os anteriores mostrarem-se ineficientes; a distinguibilidade, ao intervir na obra, deve-se fazer a distinção do autêntico para o novo, mas sem romper sua unidade. Tais premissas são estabelecidas para a elaboração do projeto de reabilitação na edificação selecionada, assim como, para a construção anexa proposta. Integrar o patrimônio material e cultural na vida contemporânea, sem negar seu caráter documental, contribui para o reconhecimento e preservação de valores sociais e econômicos no contexto da cidade. Os edifícios que se impõem pela sua arquitetura e construção são testemunhos de um tempo que foi passando. Em silêncio transmitem informações preciosas sobre a vida de uma determinada época e em silêncio testemunham profundas alterações na sociedade, nas formas de pensar e de viver. (DELGADO, 2008, p.4) ‘ ’ PATOLOGIAS E INTERVENÇÕES M A T E R IA IS L1 A3 I1 I2 I4 A1 A4 L8 M3 I5 A3 L3 L6 I1 I2 I3 I4 A3 A3 L6 I6 A2 L6 I6 M1 L8 I5 A3 L6 I6 A2 L3 L5 L6 L7 I1 I2 I3 I4 I6 L1 A3 I1 I2 I4 A1 A4 L2 A2 I2 I5 A3 A1 A4 A2 L3 L4 L5 L6 L7 I1 I2 I3 I4 I5 I6 A2 A4 L3 L6 I2 I3 I4 I6 A2 A4 L5 L6 I1 I2 I4 I6 L6 I6 D E G R A D A Ç Ã O IN T E R V E N Ç Ã O ALVENARIA MATERIAIS A A1 Tijolo Maciço A2 Argamassa de Cal A3 Argamassa de Cimento A4 Pintura MADEIRAM LambrequimM1 Esquadria Cobertura M2 M3 Lesão DEGRADAÇÃO L L1 Desprendimento da Pintura L2 Desprendimento do Reboco L3 Fissura L4 Microorganismos L5 Sujidade L6 Umidade L7 Vegetação L8 Peças Faltantes Intervenção INTERVENÇÃO I I1 Limpeza Pintura Selamento de Fissura Raspagem Reconstituição Impermeabilização I2 I3 I4 I5 I6 D E G R A D A Ç Ã O IN T E R V E N Ç Ã O A4 A4 A4 A4 I3 A4 L3 I2 A2 I1 L5 A4 A3 A1 I2 I3 I4 I6 M1 I1 L6 I2 I4 L3 I1 A2 L1 I2 I4 A1 I1 A2 L1 A3 I3 A1 L3 I2 I4 A1 I1 L1 I6 A2 I1 A2 L6 I2 I4 L5 I1 L1 I2 I4 A2 I1 A3 I3 L1 L3 I2 I3 I4 I6 A2 I1 L7 L5 L3 L1 A4 A3 A2 I3 A1 L3 I4 I6 A2 I1 L7 L5 I5 A2 M3 L4 M A T E R IA IS DEGRADAÇÕES DESPRENDIMENTO DA PINTURA DESPRENDIMENTO DO REBOCO FISSURA MICROORGANISMOS SUJIDADE UMIDADE VEGETAÇÃO PEÇAS FALTANTES LEGENDA Projeto de reabilitação da edicação de interesse histórico e cultural em Joinville/SC. PLANTA DE CONSTRUIR E DEMOLIR PAVIMENTO TÉRREO ESCALA 1:125 PLANTA DE CONSTRUIR E DEMOLIR 1º PAVIMENTO ESCALA 1:125 LEGENDA DEMOLIR CONSTRUIR MANTER MAPA DE DANOS ELEVAÇÃO LESTE ESCALA 1:125 MAPA DE DANOS ELEVAÇÃO SUL ESCALA 1:125 FOTOS DIAGNÓSTICO EXTERNO Fissura na Cimalha - Elevação Leste Fissura e vegetação na cimalha - elevação Sul Degradação do material e intervenção posterior desca- racterizando a pilastra e cimalha - elevação Sul Degradação do material do lambrequim - elevação Oeste Desprendimento do material - lambrequim - elevação Sul Intervenção sem respeito à preexistência - elevação Oeste Fechamento posterior da abertura pavimento térreo - elevação Norte Intervenção sem respeito à preexistência e desprendimen- to da pintura - elevação Leste FOTOS DIAGNÓSTICO INTERNO SARRAFO TELHA GERMÂNICA CONTRAVENTAMENTO MONTANTE CAIBRO FRECHAL Em vermelho: madeiramento do telhado passível de substituição Prospecção de cor realizada pelo ATECOR. Desprendimento da pintura Fechamento posterior da varanda - pavimento térreo Intervenção sem respeito à preexistência Presença de umidade e microorganismos Intervenção sem respeito à preexistência - Ladrilho Hidráulico Fechamento posterior da abertura - pavimento térreo Intervenção sem respeito à preexistência - pavimento térreo Escada Fonte: VEGA PROJETOS (2013). Adaptado pela autora. Fonte: VEGA PROJETOS (2013). Adaptado pela autora. Fonte: VEGA PROJETOS (2013). Adaptado pela autora. Fonte: Acervo pessoal da autora (2014). Fonte: Acervo pessoal da autora (2014).Fonte: VEGA PROJETOS (2013). Adaptado pela autora. Fonte: VEGA PROJETOS (2013). Adaptado pela autora. Em vermelho: madeiramento do telhado passível de substituição EXPLODIDA DO TELHADO SEM ESCALA Fonte: VEGA PROJETOS (2013). Adaptado pela autora. Utilização de laje steel deck para regularização do nível de piso e preservação da escada existente. * Definição do acabamento de piso ver prancha 04. Utilização de laje steel deck para assoalho de madeira descaracterizado sem presença de contrapiso. * Definição do acabamento de piso ver prancha 04. Fonte: Acervo pessoal da autora (2014). Atual situação da escada - elevação Oeste LAJE STEEL DECK 12 3 4 5 1 - Viga de aço galvanizado - perfil I 2 - Telha trapezoidal de aço galvanizado 3 - Junção entre chapas com pinos de cabeça do tipo ‘stud bolt’ 4 - Malha metálica - colocada 20 mm abaixo da superfície do concreto 5 - Concreto com espessura de 3mm acima da malha metálica Dimensão: 110 x 130cm Dimensão: 240 x 275cm A laje steel deck é um sistema construtivo misto que utiliza uma fôrma de aço galvanizado composta por perfis que são incorporados à laje de concreto moldada in loco. A escolha deste sistema ocorreu devido sua praticidade de instalação e reversibilidade, visto que a escada indicada será apenas omitida nesta intervenção para nivelamento de diferentes pisos. Composição da laje steel deck QUADRO DE PATOLOGIAS E INTERVENÇÕES ELEMENTO MATERIAL DEGRADAÇÃO INTERVENÇÃO PAREDE COBERTURA PISO ESQUADRIAS Tijolo Maciço Reboco Pintura Assoalho de Madeira Ladrilho Hidráulico Forro Ornamentado Caibro Sarrafo Telha Germânica Forro Simples Madeira Madeira Vidro Ferragens Desgaste e Umidade Desgaste Umidade Fissuras e Desprendimento Desprendimento Sujidade Microorganismos Material Inadequado Desgaste e Umidade Desgaste Desprendimento e Umidade Contra- ventamento Montante Frechal Peças Faltantes Sujidade Abaulamento Umidade Descamação Microorganismos Umidade Descamação Microorganismos Umidade Descamação Microorganismos Umidade Peças Faltantes Oxidação e Mau funcionamento Umidade Ação de xilófagos Pintura Desprendimento Sujidade Higienização do piso e substituição de peças degradadas por peças de madeira com qualidade compatível à preexistente. Higienização do piso com água e lixa a base d’água nº 100 e polimento. As fissuras passarão por análises. Àquelas de menor tamanho serão cobertas por massa, as maiores que 5mm serão grampeadas com grampos e aço galvanizado e recobertos com massa sem adição de cal. O reboco despren- did deverá ser recomposto segundo proprie- dades químicas compatíveis. Higienização, raspagem (quando necessário) e emprego de material compatível às condi- ções químicas do reboco para pintura. Higienização do forro e substituição de peças degradadas por peças de madeira com qualidade compatível à preexistente. Higienização do forro e substituição de peças degradadas por peças de madeira com qualidade compatível à preexistente. Substituição de peças faltantes ou quebradas por telha de mesmo modelo ‘germânica’. Higienização das demais telhas. Substituição de peças com degradação superior a 40% por peças de madeira de igual qualidade. Demais peças serão mantidas. Substituição de peças com degradação superior a 40% por peças de madeira de igual qualidade. Demais peças serão mantidas. Substituição de peças com degradação superior a 40% por peças de madeira de igual qualidade. Demais peças serão mantidas. Substituição de peças com degradação superior a 40% por peças de madeira de igual qualidade. Demais peças serão mantidas. Deverão ser lixadas e receberão pintura contra ação de umidade e xilófagos. Deverão ser lixadas e receberão pintura na cor branco neve compatível com as propriedades da madeira. Substituição por vidro de mesma cor e espessura. Àquelas em condição de uso deverão ser lixadas e galvanizadas. Peças com mau funcionamento serão descartadas e substituídas . Para casos de umidade fazer adequada impermeabilização, compatível com as pro- priedades químicas dos tijolos e garantir a não exposição do mesmo. Umidade Substituição de peças com degradação superior a 40% por peças de madeira de igual qualidade. Demais peças serão mantidas. Ladrilho Hidráulico Fonte: Acervo pessoal da autora (2014). Instalação de revestimento contemporâneo em pisos descaracterizados - seguindo os princípios de distinguibilidade. COMPONENTES DO TELHADO SEM ESCALA Fonte: Elaborado pela autora (2014). Divisória Leve Divisória Leve ACESSO SERVIÇO SAÍDA DE EMERGÊNCIA / ACESSO APOIO DESFILE ACESSO VEÍCULO ACESSO VEÍCULO ACESSO PEDESTRE ACESSO SOCIAL TELHA METÁLICA TERMO- ACÚSTICA i= 5% TELHA METÁLICA TERMOACÚSTICA i= 5% TUBO DE QUEDA TUBO DE QUEDA TUBO DE QUEDA TELHA METÁLICA TERMOACÚSTICA i= 5% TELHA METÁLICA TERMOACÚSTICA i= 5% CALHA METÁLICA i = 2% C A L H A M E T Á L I C A i = 2 % TELHA GERMÂNICA i= 100% TELHA GERMÂNICA i= 100% TELHA GERMÂNICA i= 120% TELHA GERMÂNICA i= 120% TELHA GERMÂNICA i= 120% TELHA FRANCESA i= 41% PLATIBANDA h= 60cm VIDRO TEMPERADO LAMINADO INCOLOR ESPESSURA 10MM i= 5% LAJE IMPERMEABILIZADA LAJE IMPERMEABILIZADA MURO h= 4,50 m E M B A S A M E N T O M U R O h = 4 , 5 0 m MURO PRESERVADO h= 1,70 m E M B A S A M E N T O A B BB A AVENIDA CORONEL PROCÓPIO GOMES R U A P A D R E K O L B ELEVAÇÃO SUL ELEVAÇÃO LESTE ELEVAÇÃO OESTE 2 7 . 5 0 1 . 5 0 8 . 5 0 1 . 5 0 8 . 8 5 4 7 . 8 5 35.73 2.50 5 . 0 0 5 . 0 0 5.00 14.8021.05 2 4 . 0 4 2 . 9 1 1 . 8 2 9 . 0 0 1 0 . 3 3 4 8 . 1 0 35.85 30.50 12.503.40 5 . 0 0 2.50 +0,00 -0,44 +0,20 +0,20 +0,00 +0,00 0201 0304 01 02 03 04 S O B E 01 02 03 RAMPA i = 8,33% -0,44 S O B E i = 10% -0,65 BICICLETÁRIO ACESSO SOCIAL ACESSO SOCIAL TUBO DE QUEDA LAJE IMPERMEABILIZADA i= 2% CAIXA D'ÁGUA 1500 L CAIXA D'ÁGUA 1500 L LAJE TÉCNICA IMPERMEABILIZADA C A L H A M E T Á L I C A i = 2 % C A L H A M E T Á L I C A i = 2 % C A L H A M E T Á L I C A i = 2 % TUBO DE QUEDA RUFO RUFO RUFO RUFO TUBO DE QUEDA TUBO DE QUEDA RUFORUFO ACESSO SOCIAL LAJE IMPERMEABILIZADA i = 2% 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 MURO VERDE COM TREPADEIRA piso= 30 cm espelho= 17 cm PLATIBANDA h= 60cm CALHA METÁLICA i = 2% VIDRO TEMPERADOLAMINADO INCOLOR ESPESSURA 10MM i= 5% RUFO RUFO RUFO RUFO A A B B A IMPLANTAÇÃO E COBERTURA AVENIDA PROCÓPIO GOMES R U A P A D R E K O L B ÁREA TOTAL DO LOTE (VLM = 728, 58 m²; T1 = 597,94 m²; T2 = 411,41 m². ZONEAMENTO CATEGORIA DE USO TAXA DE OCUPAÇĂO TOTAL (60 % PERMITIDA) TESTADA DO LOTE (35,85 m + 48,10 m) ESTATÍSTICA ZCD1 S1 47,57% 83,60 m 1737,93 m² ÁREA PAVIMENTO TÉRREO A SER CONSTRUÍDA 564,96m² ÁREA 1º PAVIMENTO A SER CONSTRUÍDA ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA 1.072,67 m² TAXA DE PERMEABILIDADE TOTAL 39,70% SOBRE A ESCOLHA DOS TERRENOS I E II ÍNDICES URBANÍSTICOS GABARITO 02 ESCALA 1:125 PLANTA DE SITUAÇÃO ESCALA 1:500 PALACETE HANS JORDAN SENAI SUL EDIFICAÇÃO ECLÉTICA PALMEIRA IMPERIAL PREEXISTENTE* CAPIM DO TEXAS* ÁRVORE RESEDÁ* *FICHA DE VEGETAÇÃO E REVESTIMENTO EXTERNO VER PRANCHA 04 N 507,71 m² TERRENO ESCOLHIDO: I E II FICHA VEGETAÇÃO E REVESTIMENTO EXTERNO SIMBOLOGIA DESCRIÇÃO ILUSTRAÇÃO Palmeira Impreial preexistente Resedá (Lagerstroemia indica) Capim do texas (Pennisetum setaceum) Paginação ladrilho hidráulico preexistente Grama batatais (Paspalum notatum) Piso megadrenante Braston - CATEG. PRATA FULGE LEVE J NORTE SUL BRANCO Piso megadreno Braston - CATEG. PRATA LEVIGADO PLATINA Piso Braston - CATEG. PRATA FULGE LEVE J NORTE SUL BRANCO ACABAMENTOS SIMB. PISO DESCRIÇÃO 1 2 3 4 LEGENDA Assoalho de madeira preexistente Cimento queimado cor cinza - espessura 3cm com juntas de dilatação a cada 3m Assoalho de madeira Garapa em corte Tangencial ILUSTRAÇÃO Porcelanato 60x60cm retificado acetinado na cor branca 5 Piso vinílico Eucafloor Evidence - Carvalho Rústico 6 Carpete Tabacow textura bouclê Austin - Light Gray PAREDE DESCRIÇÃO Parede preexistente com pintura a base de cal na cor branca 1 2 3 Tinta acrílica semibrilho na cor branco gelo Parede preexistente com pintura a base de cal na cor RGB 252, 232, 252 4 Tinta acrílica semibrilho na cor branco neve 5 Porcelanato 60x60cm retificado acetinado na cor branca - segue paginação do piso FORRO DESCRIÇÃO Forro de madeira preexistente com tinta esmalte sintético na cor branco neve 1 2 3 Placa de gesso acartonado, massa PVA e pintura acrílica semibrilho na cor branco neve Laje nervurada 4 Vidro Monolítico laminado 7 Ladrilho Hidráulico preexistente 2 3 6 AVENIDA CORONEL PROCÓPIO GOMES R U A P A D R E K O L B 01 02 03 04 05 01020304050607 08 09 10 11 12 1314151617181920 212223 24 25 26 27 28 SOBE 0102 03 04 01 02 03 0201 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 SOBE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 5,50 0,85 2,00 3,65 1 1 , 9 0 6,50 1,97 1 , 8 2 2 , 7 1 1,97 1 , 3 9 1,97 1,87 5 , 6 5 1,97 2 , 7 5 1,70 1 5 , 0 6 0,75 2 , 3 4 2 , 3 9 2,00 2 , 7 5 3,44 2 , 7 5 1,70 1 , 5 0 3,44 2 , 7 5 3,55 2 , 9 5 2,16 2 , 7 5 5,86 2 , 9 2 2 , 4 2 0 , 5 0 1 , 4 8 4,40 5,00 0,40 7,91 0,40 3,78 3,13 5,78 5 , 6 5 1,731,670,74 26,24 8 , 6 0 7,93 3 , 2 2 2 , 1 0 1 , 3 0 4,07 1 2 , 2 8 1,703,79 2,44 1 , 1 7 2 , 0 0 3 , 9 3 0 , 2 0 1 , 9 3 0 , 2 0 2 , 5 0 2 , 4 8 4,32 BWC FEM. A=9,44 m² BWC MASC. A=9,44m² BWC PNE A=2,55 m² LOJA BUREAU A=52,67 m² CAFÉ BUREAU A=87,84 m² LAVABO A=3,64 m² LAVANDERIA A=5,41 m² LIXO A=2,77m² DEPÓSITO A=9,13 m² DEPÓSITO BEBIDA A=1,76 m² DEPÓSITO SECO A=1,79 m² CIRCULAÇÃO SERVIÇO A=26,53 m² GÁS A=1,39 m² ESPAÇO MULTIUSO A=212,00 m² SALA DE SOM E LUZ CIRCULAÇÃO A=6,12 m² ESCADA A=5,23 m² ESCADA A=15,38 m² RAMPA i = 6% LAVATÓRIO A=26,53 m² VESTIÁRIO A=9,44 m² 1,33 VITRINE A=6,62 m² 9 , 9 1 9 , 8 9 9 , 3 7 9 , 3 5 7 , 8 2 7 , 9 9 5 , 3 8 5 , 4 2 4 , 9 0 4 , 9 4 6 , 4 9 6 , 4 8 8 , 4 8 8 , 4 2 2 , 9 4 2 , 9 3 9 , 9 3 9 , 9 2 1,50 1,501,84 1,18 1,80 7,83 1 , 3 7 1 , 5 0 4 , 4 7 1 , 5 0 0 , 8 7 0 , 6 1 2 , 2 4 2,710,202,450,312,360,31 8,32 1 6 , 7 4 0 , 3 1 1 , 4 2 2 , 1 0 0 , 7 6 1 , 5 1 1 , 5 0 1 , 1 7 1 , 4 8 1 , 1 5 1 , 5 0 0 , 7 5 0 , 6 5 0 , 5 7 1 , 5 1 0 , 6 5 1 3 , 1 9 2 , 4 1 7 , 0 1 7,00 2 , 4 3 7,01 6 , 2 4 2,04 4 , 9 9 5,97 4 , 8 2 3 , 8 2 2,90 3 , 9 7 5,12 8,11 LAVABO A=10,73m² COPA A=11,15 m² RECEPÇÃO A=48,95 m² BACKSTAGE A=29,72 m² CIRCULAÇÃO A=10,26 m² ACERVO FIXO A=43,55 m² VARANDA A=28,52 m² HALL A=9,56 m² VARANDA A=19,33 m² ESCADA A=10,83 m² h=1,10m h=1,10m +0,77 +0,77 +0,78 +0,78 +0,78 +0,78 +0,79 12,202,001,41 0,68 4,93 2,080,70 0,53 1,88 0,53 2,00 0,31 2,23 0,53 3,13 1 8 , 5 0 18,30 9 , 0 0 ACESSO SERVIÇO SAÍDA DE EMERGÊNCIA / ACESSO APOIO DESFILE ACESSO VEÍCULO ACESSO VEÍCULO ACESSO PÚBLICO ACESSO PEDESTRE -0,44 10,75 2,05 1,10 3,44 1,75 1,55 0,20 3,44 0,20 0,96 2,26 0,96 0,53 1,00 0,36 30,50 A B B ELEVADOR A=2,15 m² 3 4 2 5 2 3 4 2 3 4 2 5 2 2 2 4 2 3 4 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 1 1 1 1 1 1 1 4 4 2 4 4 2 4 4 2 4 5 2 4 5 2 4 4 3 4 4 3 4 5 3 4 5 3 1 1 1 P01 P02 P03 P03 P02 P03 P05 P04 P03 P03 P03 P03 P06 P08 P09 P07 P01 P10 P11 P12 P15 P16 P19 PROJEÇÃO COBERTURA J01 J02 J03 J03 J04 J04 J05 J06 J06 J07 J07 J08 PV01 PV02 PV03 PV04 PV06 PV07 PV05 PV08 CIRCULAÇÃO A=26,65 m² ACESSO SOCIAL ELEVAÇÃO SUL ELEVAÇÃO LESTE ELEVAÇÃO OESTE +0,79 S O B E SOBE J07 J02 J07 J07 BBB 01 02 03 04 S O B E S O B E S O B E LIXO A=2,62 m² 0201 0304 01 02 03 04 RAMPA i = 8,33% 1 , 5 0 2 , 6 6 J07 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 A ACESSO SOCIAL ACESSO SOCIAL 0,00 0,03 0,94 01 02 03 04 S O B E 01 S O B E 0,78 0,94 0,00 0,03 0,03 0,78 01 020304 SOBE +0,78 0,78 0,78 19 20 2122 2324 25 26 27 BICICLETÁRIO M U R O h = 4 , 5 0 m TABELA DE ESQUADRIAS P01 CÓD. MATERIAL 200x250 DIMENSÕES SIST. ABERTURA N° FOLH. 02 P02 60x210 PORTAS JANELAS CÓD. MATERIAL DIMENSÕES SIST. ABERTURA N° FOLH. J01 200x150/120 Correr 02 J02 300x150/120 QUANT. QUANT. 02 01 Abrir P03 80x210 P04 80x210 P05 100x210 J03 95x90/210 J04 340x90/210 J05 150x90/210 J10 600x150/120 J07 150X230/110 J06 Alumínio+Vidro 4mm J09 350x90/300 J08 225x290/110 Correr Madeira semi oca 3cm Madeira semi oca 3cm Abrir CorrerMadeira semi oca 3cm Madeira semi oca 3cm Abrir P06 90x210 01 Madeira semi oca 3cm Abrir 01 01 01 01 P07 200x210 02 Corta fogo - barras antipânico Abrir 01 P08 200x210 Vidro Optiview incolor temperado 8mm Abrir P09 210x250 Madeira semi oca 3cm Pivotante 01 01 01 P10 160x210 Vidro Optiview incolor temperado 8mm Pivotante 01 01 P11 500x250 Vidro Optiview incolor temperado 8mm Reiki 10 01 P12 750x250 Vidro Optiview incolor temperado 8mm 15 01 P13 120x210 Correr 02 01 Reiki P14 150x210 Pivotante 01 01 P15 110x210 Pivotante 01 01 P16 135x210 Correr 01 01 Madeira semi oca 3cm Madeira semi oca 3cm Madeira semi oca 3cm Madeira semi oca 3cm 04 13 01 02 02 01 PELE DE VIDRO CÓD. MATERIAL DIMENSÕES SIST. ABERTURA N° FOLH. PV01 630x430 360x430 QUANT. 170x430 190x430 400x430 250X430 465x430 730x350 370x430 Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 8mm Correr 02 02 Basculante 02 Basculante 02 Basculante 02 Fixo 07 Vidro Optiview incolor temperado 8mm 125X150/110 - Correr 02 02 Vidro Optiview incolor temperado 8mm Fixo 01- Alumínio+Vidro 4mm Alumínio+Vidro 4mm Alumínio+Vidro 4mm Alumínio+Vidro 4mm Basculante 02 03 Vidro Optiview incolor temperado 6mm Reiki 0112 J11 J12 J13 500x230/120 0204 J14 250x230/120 0202 J15 150x150/120 0202 250x90/300Alumínio+Vidro 4mm Basculante 02 01 Alumínio+Vidro 4mm 190x90/210 Basculante 02 02 Vidro Bioclean incolor temperado 6mm Vidro Bioclean incolor temperado 6mm Vidro Bioclean incolor temperado 6mm Correr Correr Correr 02 04 02 - - - - - - - - - Fixo Fixo Fixo Fixo Fixo Fixo Fixo Fixo Fixo 01 01 01 01 PV02 PV03 PV04 PV05 PV06 PV07 PV08 PV09 01 01 01 01 01 Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 8mm Vidro Optiview incolor temperado 6mm PLANTA BAIXA PAVIMENTO TÉRREO ESCALA 1:125 N SETORIZAÇÃO - ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA ESQUEMA DE SETORIZAÇÃO PAVIMENTO TÉRREO ESQUEMA DE SETORIZAÇÃO 1º PAVIMENTO SEM ESCALA SEM ESCALA SERVIÇO SOCIAL LEGENDA LEGENDA FECHAMENTOS TIJOLO CERÂMICO 8 FUROS DEITADO TIJOLO MACIÇO PREEXISTENTE PAREDE DE TIJOLO CERÂMICO COM ISOLAMENTO ACÚSTICO REVESTIMENTO FACHADA MODULAR* * VER DETALHAMENTO PRANCHA 05 Para a que a proposta arquitetônica seja economicamente viável a setorização foi fundamental para potencializar esta questão. No esquema gráfico abaixo é possível observar o caráter que cada pavimento e edificação apresenta. Isso porque a edificação preexistente foi destinada ao trabalho de "ateliê", diferente da proposta do anexo que é voltada principalmente para o uso social. O pavimento térreo é predominantemente aberto ao público, tanto no Villa Maria - que apresenta recepção ao "Bureau SC", parte do acervo histórico e circulação para a nova edificação - quanto nesta anterior que possui toda parte de realização de eventos, gastronomia e comércio. A intenção foi trazer o uso simultâneo do empreendimento como um todo, mas também, usos independentes para a edificação isolada (Ateliê x Anexo). N Fonte: Elaborado pela autora (2014). PAREDE LEVE - GESSO ACARTONADO A B B 8 , 2 1 8 , 1 8 8 , 3 6 8 , 3 2 8 , 8 1 8 , 7 7 6 , 8 4 6 , 8 8 6 , 1 8 6 , 1 7 8 , 5 5 8 , 6 2 5 , 1 0 5 , 1 5 6 , 6 1 6 , 5 7 CONVENÇÕES 40 LUGARES A=58,34 m² DEPÓSITO A=18,19 m² FOYER A=48,75 m² CIRCULAÇÃO A=34,09 m² BWC FEM. A=11,45 m² BWC MASC. A=9,44 m² BWC PNE A=2,93 m² DEPÓSITO BUREAU A=25,09 m² ADMINISTRAÇÃO A=23,48 m² DIRETORIA A=19,71 m² SALA DE REUNIÃO 10 LUGARES A=33,35 m² SECRETARIA BUREAU E EVENTOS A=27,24 m² CIRCULAÇÃO A=39,22 m² DEPÓSITO A=17,82 m² LABORATÓRIO DE MATERIAIS A=23,53 m² PROTOTIPAGEM A=36,62 m² MODELAGEM A=30,85 m² CRIAÇÃO A=28,90 m² VARANDA A=20,10 m² LAVABO FEM . A=2,72 m² LAVABO MASC. A=2,65 m² GUARDA VOLUME A=9,30 m² CIRCULAÇÃO A=12,48 m² h=1,10m h=1,10m 0201 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 SOBE 4,54 7 , 1 5 4,54 6 , 2 5 2 , 9 0 1 , 8 5 4 , 0 2 2 , 9 5 2 , 9 3 9 , 1 5 2,65 0,84 3,52 1,70 1,730,71 30,31 7,55 4 , 4 1 4,96 3 , 2 3 2,93 4 , 4 4 4 , 3 4 5,28 2,07 6,11 3,86 4 , 7 2 1 1 , 2 0 0 , 3 4 5,250,34 1,70 12,20 1 8 , 5 0 4 , 7 3 7 , 3 5 6 , 2 4 5,280,202,680,401,910,202,950,404,000,40 9,75 8,50 2,35 2,33 3,44 0,20 1,90 0,40 1,90 0,20 1,70 30,50 9 , 0 0 3,44 2 , 7 5 4,20 2 , 7 5 1,70 1 , 7 0 3 , 9 2 5 4 2 5 4 2 5 4 2 6 4 2 4 4 3 01 02 03 04 05 06 13 07 08 09 18 12 16 11 3 19 10 15 17 14 21 20 4 4 2 3 2 P03 P03 P06 P13 P03 P03P03 P14 P03 5 , 1 0 7,13 5 , 1 2 4,63 5 , 1 0 3,52 4 , 3 5 7,14 5,11 3,05 3 , 0 4 4 , 0 6 4 , 0 7 7,12 8,31 2 , 4 9 VAZIO 1,29 1,47 2,90 1,47 2,33 1,47 2,73 1,47 1,17 1 , 3 8 1 , 4 7 3 , 5 7 1 , 4 7 3 , 6 0 1 , 4 8 1 , 3 0 16,31 1 4 , 2 7 1 , 2 9 1 , 4 7 1 , 1 6 1 , 4 3 1 , 2 2 1 , 4 7 1 , 9 2 2 , 7 0 1 2 , 6 8 1,74 1,46 1,23 1,47 1,84 7,75 2,69 2,65 2,94 8,38 PV09 J09 J10 J14 J15 J15 J15 J04 J12 J12 PROJEÇÃO COBERTURA PROJEÇÃO EDIFICAÇÃO 1617181920 212223 24 25 26 27 28 4 3 3 6 4 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 7 2 1 1 1 1 P02 P02 P05 J07 J07 J09 J11 J05 J02 J13J13 J14 J09 ACESSO PEDESTRE BB ELEVAÇÃO SUL ELEVAÇÃO LESTE ELEVAÇÃO OESTE 4 4 2 4 4 2 PROJEÇÃO ALÇAPÃO AVENIDA CORONEL PROCÓPIO GOMES R U A P A D R E K O L B 1,70 A +5,70 +5,70 +5,70 +5,70 +5,70 22 23 24 25 26 27 3,704,617,491,500,78 +5,53 +5,53 +5,53 +5,53 +5,53 +5,53 +4,63 +4,63 PROJEÇÃO CAIXA D'ÁGUA 1500 L 28 LAJE TÉCNICA A=27,60 m² P03 0,84 0,30 M U R O h = 4 , 5 0 m CC 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 SOBE ESCADA E= 17,5 cm P= 28 cm 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 28 128 28 28 28 28 28 28 28 28 28 828 56 GUARDA CORPO h=120 cm 1 2 0 1 7 , 5 1 7 , 5 GUARDA CORPO EMBUTIDO VIDRO TEMPERADO LAMINADO INCOLOR ESPESSURA 12MM 3 4 100 110 100 7 4 8 0 7 5 1 0 1 5 20 6 4 8 0 6 5 1 0 N PLANTA BAIXA 1º PAVIMENTO ESCALA 1:125 PLANTA BAIXA ESCADA MANEQUIM ESCALA 1:75 CORTE C ESCALA 1:75 LEGENDA FECHAMENTOS TIJOLO CERÂMICO 8 FUROS DEITADO TIJOLO MACIÇO PREEXISTENTE PAREDE DE TIJOLO CERÂMICO COM ISOLAMENTO ACÚSTICO ENCAIXE MACHO-FÊMEA MÓDULOS SEM ESCALA VISTA SUPERIOR MÓDULO 1:50 VISTA FRONTAL ESCALA 1:50 CORTE D ESCALA 1:50 DET. 01 DETALHE 01 - ESCADA MANEQUIM DETALHE 02 - MÓDULO MACHO-FÊMEA - REVESTIMENTO FACHADA DETALHE 01 ESCALA 1:10 DETALHE 02 ESCALA 1:10 GUARDA CORPO EMBUTIDO VIDRO TEMPERADO LAMINADO INCOLOR ESPESSURA 12MM PISO VINÍLICO EUCAFLOOR- CARVALHO RÚSTICO CONTRAPISO PERFIL EM 'U' DE ALUMÍNIO FIXADO NO CONTRAPISO BORRACHA DE APOIO PARFUSO DE FIXAÇÃO NO CONTRAPISO PISO CIMENTO QUEIMADO CHAPA DE POLICARBONATO PERFURADO INCOLOR PERPEX © AÇO GALVANIZADO MOLDADO COM PINTURA ANTICORROSIVA E ELTROSTÁTICA PARAFUSO DE FIXAÇÃO NO BEIRAL PARAFUSO DE FIXAÇÃO NA PAREDE DE TIJOLO CERÂMICO ENCAIXE FÊMEA DO MÓDULO Fonte: Elaborado pela autora (2014). DET. 02 REVESTIMENTO FACHADA MODULAR* PAREDE LEVE - GESSO ACARTONADO BWC FEM. A=9,44 m² BWC MASC. A=9,44m² BWC PNE A=2,55 m² LOJA BUREAU A=52,67 m² CAFÉ BUREAU A=87,84 m² LAVABO A=3,64 m² LIXO A=2,77m² CIRCULAÇÃO SERVIÇO A=26,53 m² ESPAÇO MULTIUSO A=212,00 m² SALA DE SOM E LUZ CIRCULAÇÃO A=6,12 m² ESCADA A=15,38 m² LAVATÓRIO A=26,53 m² VESTIÁRIO A=9,44 m² LAVABO A=10,73m² RECEPÇÃO A=48,95 m² CIRCULAÇÃO A=10,26 m² ACERVO FIXO A=43,55 m² VARANDA A=28,52 m² ELEVADOR A=2,15 m² 1920 212223 24 25 26 27 28 HALL A=9,56 m² VARANDA A=19,33 m² ESCADA A=10,83 m² GÁS A=1,39 m² ACESSO PÚBLICO ACESSO SERVIÇO SAÍDA DE EMERGÊNCIA / ACESSO APOIO DESFILE ACESSO VEÍCULO ACESSO VEÍCULO ACESSO SOCIAL ACESSO PEDESTRE ACESSO SOCIAL ACESSO SOCIAL 08 09 10 11 12 131415161718 SOBE DEPÓSITO A=9,13 m² LAVANDERIA A=5,41 m² DEPÓSITO BEBIDA A=1,76 m² DEPÓSITO SECO A=1,79 m² SOBE ESCADA A=5,23 m² CIRCULAÇÃO A=26,65 m² COPA A=11,15 m² VITRINE A=6,62 m² LIXO A=2,62 m² AVENIDA CORONEL PROCÓPIO GOMES R U A P A D R E K O L B BACKSTAGE A=29,72 m² SECRETARIA BUREAU E EVENTOS A=27,24 m² DEPÓSITO A=18,19 m² FOYER A=48,75 m² CIRCULAÇÃO A=34,09 m² BWC FEM. A=11,45 m² BWC MASC. A=9,44 m² BWC PNE A=2,93 m² DEPÓSITO BUREAU A=25,09 m² CIRCULAÇÃO A=39,22 m² LABORATÓRIO DE MATERIAIS A=23,53 m² PROTOTIPAGEM A=36,62 m² MODELAGEM A=30,85 m² VARANDA A=20,10 m² LAVABO FEM. A=2,72 m² LAVABO MASC. A=2,65 m² GUARDA VOLUME A=9,30 m² CIRCULAÇÃO A=12,48 m² ADMINISTRAÇÃO A=23,48 m² 1617181920 212223 24 25 26 27 28 SOBE PROJEÇÃO EDIFICAÇÃO PROJEÇÃO COBERTURA CRIAÇÃO A=28,90 m² DIRETORIA A=19,71 m² SALA DE REUNIÃO 10 LUGARES A=33,35 m² CONVENÇÕES 40 LUGARES A=58,34 m² AVENIDA CORONEL PROCÓPIO GOMES R U A P A D R E K O L B DEPÓSITO A=17,82 m² PLANTA BAIXA LAYOUT TÉRREO ESCALA 1:125 PLANTA BAIXA LAYOUT 1º PAVIMENTO ESCALA 1:125 N 08 09 10 11 12 1314151617181920 212223 24 25 26 27 28 A A B B 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 1617181920 212223 24 25 26 27 28 A A B B PROJEÇÃO EDIFICAÇÃO +5,70 4 , 4 8 0 , 3 3 3 , 0 7 0 , 2 1 5 , 6 1 0 , 2 4 4 , 3 4 3 , 8 9 4 , 3 4 0 , 9 3 0 , 2 1 2 , 8 6 1 , 2 4 1 , 6 2 0 , 7 7 +0,77 +0,79 +1,87 +1,19 CAFÉ BUREAU LOJA BUREAU CONVENÇÕES 40 LUGARES TIJOLO CERÂMICO 8 FUROS +0,77 RECEPÇÃOHALLCOPA MODELAGEMCIRUCLAÇÃO GUARDA VOULME +5,70+5,70 +10,15 LAJE NERVURADA PAREDE DUPLA COM ISOLAMENTO ACÚSTICO CAIXA D' ÁGUA 2 X 1500 LITROS TELHA METÁLICA TERMOACÚSTICA i = 5% TESOURA DE MADEIRA ESTRUTURA DO PISO - LOJA BUREAU RAMPA i= 6% REVESTIMENTO MODULAR FACHADA VIDRO FIXO OPTVIEW TEMPERADO LAMINADO 8MM CAIXA D' ÁGUA 1500 LITROS TELHA GERMÂNICA i= 100% PAREDE DE TIJOLO MACIÇO FORRO DE MADEIRA ASSOALHO DE MADEIRA +0,03 +0,94 +4,63 +4,90 +5,53 3 , 5 9 4 , 6 8 3 , 8 1 4 , 4 0 1 0 , 5 5 0 , 2 0 1 6 , 0 9 LAJE TÉCNICA DEPÓSITO BUREAU 4 , 4 8 1 6 , 0 3 4 , 4 8 0 , 3 3 3 , 8 9 2 , 6 0 5 , 5 1 4 , 4 1 0 , 3 3 4 , 3 4 5 , 8 2 2 , 8 6 3 , 0 7 1 , 7 0 1 5 , 7 8 +0,78 +0,79 0,00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 28 27 SALA DE SOM E LUZ ESPAÇO MULTIUSO DIRETORIA SECRETARIA BUREAU E EVENTOS CIRCU- LAÇÃO TELHA GERMÂNICA i= 120% TELHA METÁLICA TERMOACÚSTICA i = 5% REVESTIMENTO MODULAR FACHADA LAJE NERVURADA TIJOLO CERÂMICO 8 FUROS CASA DE GÁS VIDRO FIXO OPTVIEW TEMPERADO LAMINADO 8MM ADESIVO FOSCO - COMUNICAÇÃO VISUAL +0,78+0,78 +5,53 +5,70 +5,70 BACKSTAGE HALL VARANDA VARANDA LABORATÓRIO DE MATERIAIS CIRCULAÇÃO TELHADO COM VIDRO TEMPERADO LAMINADO INCOLOR ESPESSURA 10 MM i= 5% +0,79 LAJE STEEL DECK -0,44 +1,97 4 1 0 PISO ACABADO 0 , 5 0 75 0,95 8 . 5 1 2 . 5 1 7 3 5 0 1 0 N PLANTA BAIXA 1º PAVIMENTO ESCALA 1:250 PLANTA BAIXA PAVIMENTO TÉRREO ESCALA 1:250 CORTE AA ESCALA 1:125 CORTE BB ESCALA 1:125 DET. 05 DET. 04 DET. 03 DETALHE 03 - COBERTURA DE VIDRO ESCALA 1:5 MÁSTIQUE DE POLIURETANO DETALHE 05 ESCALA 1:10 DETALHE 04 - SEPARAÇÃO FÍSICA ENTRE ESTRUTURAS ESCALA 1:5 DIMENSÕES PLACA ESCALA 1:50 ASSOALHO DE MADEIRA GARAPA EM CORTE TANGENCIAL* * AGUARDAR PERÍODO DE ACOMODAÇÃO DA MADEIRA (15 DIAS). SE HOUVER FRESTAS OU DESNÍVEIS CORRIGIR COM CALAFETAÇÃO. CONTRAPISO MANTA ASFÁLTICA EPS LAJE MACIÇA VIGA DE AÇO GALVANIZADO COM PINTURA ANTICORRISIVA ELETROSTÁTICA NA COR BRANCA LETREIRO EM CHAPA DE AÇO GALVANIZADO CORTE A LASER PINTURA ANTICORROSIVA COR PRETA CONJUNTO DE ARGOLAS PARA FIXAÇÃO HASTE / PLACA PARAFUSO DE FIXAÇÃO AÇO GALVANIZADO COM PINTURA ANTICORROSIVA ELETROSTÁTICA COR BRANCA AÇO GALVANIZADO COM PINTURA ANTICORROSIVA ELETROSTÁTICA COR BRANCA PAREDE PREEXISTENTE PARAFUSO DE FIXAÇÃO BORRACHA DE FIXAÇÃO ENTRE VIGA METÁLICA E VIDRO VIDRO TEMPERADO LAMINADO INCOLOR ESPESSURA 10 MM i = 5% JANELA INTERVIDA COM VIDRO FIXO OPTVIEW INCOLOR 8MM TEMPERADO LAMINADO JANELA INTERVIDA COM VIDRO FIXO OPTVIEW INCOLOR 8MM TEMPERADO LAMINADO VITRINE COM VIDRO FIXO OPTVIEW INCOLOR 8MM TEMPERADO LAMINADO TINTA ACRÍLICA SEMI BRILHO NA COR BRANCA LETREIRO DE CHAPA METÁLICA NA COR PRETO FOSCO COM ILUMINAÇÃO INDIRETA PINTURA A BASE DE CAL NA COR BRANCA PINTURA A BASE DE CAL NA COR RGB 252,232,252 TELHA GERMÂNICA REVESTIMENTO MODULAR FACHADA COM PEÇAS DE POLICARBONATO PERFURADO INCOLOR PISO BRASTON - FULGE LEVE J NORTE SUL BRANCO TINTA ACRÍLICA SEMI BRILHO NA COR BRANCA JANELA INTERVIDA COM VIDRO FIXO OPTVIEW INCOLOR 8MM TEMPERADO LAMINADO VITRINE COM VIDRO FIXO OPTVIEW INCOLOR 8MM TEMPERADO LAMINADO PINTURA A BASE DE CAL NA COR BRANCA TELHA GERMÂNICA PINTURA A BASE DE CAL NA COR RGB 252, 232, 252 REVESTIMENTO MODULAR FACHADA COM PEÇAS DE POLICARBONATO PERFURADO INCOLOR LETREIRO DE CHAPA METÁLICA NA COR PRETO FOSCO COM ILUMINAÇÃO INDIRETA PISO BRASTON - FULGE LEVE J NORTE SUL BRANCO REVESTIMENTO MODULAR FACHADA COM PEÇAS DE POLICARBONATO PERFURADO INCOLOR PINTURA A BASE DE CAL NA COR RGB 252, 232, 252 PISO BRASTON - FULGE LEVE J NORTE SUL BRANCO TINTA ACRÍLICA SEMI BRILHO NA COR BRANCA TELHA GERMÂNICA ELEVAÇÃO SUL ESCALA 1:125 ELEVAÇÃO LESTE ESCALA 1:125 ELEVAÇÃO OESTE ESCALA 1:125 A provocada repetição foi o ponto de partida para o desenvolvimento do revestimento de fachada. A edificação preexistente foi minuciosamente observada a ponto de elevar seus principais detalhes - "O que a torna magnífica?". Lambrequins, movimento, verticalidade e sutileza. As potencialidades fazem acreditar que apenas a pura linha e cor da arquitetura conseguirão suportar o rico ecletismo. "Branco porque ele captura a luz, ilumina o rosto, realça a beleza. Porque é a cor da transparência absoluta e da transcendência." (Coco Chanel - Vídeo "The Colors - Inside CHANEL", 2014). Bureau de Estilo Trabalho de Conclusão de Curso II 09|10 Acadêmica: Ariela de Pieri Moreira Orientador: Douglas Heidtmman Jr.Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Projeto de reabilitação da edificação de interesse histórico e cultural em Joinville/SC. B U R E A U SC PERSPECTIVA NOTURNA EVENTO BUREAU SC ELEVAÇÃO LESTE - AVENIDA PROCÓPIO GOMES ELEVAÇÃO SUL - RUA PADRE KOLB Bureau de Estilo Trabalho de Conclusão de Curso II 10|10 Acadêmica: Ariela de Pieri Moreira Orientador: Douglas Heidtmman Jr.Centro de Educação Superior da Região Sul - CERES Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Projeto de reabilitação da edificação de interesse histórico e cultural em Joinville/SC. B U R E A U SC CAFÉ BUREAU E LOJA BUREAU ESPAÇO MULTIUSO - EXPOSIÇÃO ESPAÇO MULTIUSO - DESFILE Page 1 Page 1 Página 1 Página 2