ARIANE BÖGE DA SILVA ESTÁGIO CURRICULAR II MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL EMPRESA: PROSYST DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LTDA. SETOR: DESENVOLVIMENTO SUPERVISOR: MÁRCIO ROBERTO FLORIANO ORIENTADOR: SALVADOR ANTONIO DOS SANTOS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGIAS - CCT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC JOINVILLE SANTA CATARINA - BRASIL NOVEMBRO/2007 ii APROVADO EM ........../........../.......... ________________________________ Professor Salvador Antonio dos Santos Mestre em Ciência da Computação Professor Orientador ________________________________ Professora Isabela Gasparini Mestre em Ciência da Computação ________________________________ Professora Avanilde Kemczinski Doutora em Engenharia de Produção ________________________________ Márcio Roberto Floriano Supervisor da CONCEDENTE iii Carimbo da Empresa UNIDADE CONCEDENTE Razão Social: PROSYST Desenvolvimento de Sistemas Ltda. CGC/MF: 79.816.807/0001-57 Endereço: Rua XV de Novembro, 2718 Bairro: Glória CEP: 89216-200 Cidade: Joinville UF: SC Fone: (047)3453-0000 Supervisor: Márcio Roberto Floriano Cargo: Programador ESTAGIÁRIO Nome : Ariane Böge da Silva Matrícula: 211010428 Endereço: Rua Guia Lopes, 197 Bairro: Santo Antônio CEP: 89218-060 Cidade: Joinville UF: SC Fone: 3427-1636 Curso de: Bacharelado em Ciências da Computação Título do Estágio: Manutenção/Desenvolvimento em Software de Gestão Empresarial Período: 19/09/2007 a 19/03/2008 Carga horária: 480 AVALIAÇÃO FINAL DO ESTÁGIO PELO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS Representada pelo Professor Orientador: Salvador Antonio dos Santos CONCEITO FINAL NOTA Rubrica do Professor da Disciplina Excelente (9,1 a 10) Muito Bom (8,1 a 9,0) Bom (7,1 a 8,0) Regular (5,0 a 7,0) Reprovado (0,0 a 4,9) Joinville ____/____/______ iv Nome do Estagiário : Ariane Böge da Silva QUADRO I AVALIAÇÃO NOS ASPECTOS PROFISSIONAIS Ponto s QUALIDADE DO TRABALHO: Considerando o possível. ENGENHOSIDADE: Capacidade de sugerir, projetar, executar modificações ou inovações. CONHECIMENTO: Demonstrado no desenvolvimento das atividades programadas. CUMPRIMENTO DAS TAREFAS: Considerar o volume de atividades dentro do padrão razoável. ESPÍRITO INQUISITIVO: Disposição demonstrada para aprender. INICIATIVA: No desenvolvimento das atividades. SOMA QUADRO II AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS HUMANOS Ponto s ASSIDUIDADE: Cumprimento do horário e ausência de faltas. DISCIPLINA: Observância das normas internas da Empresa. SOCIABILIDADE: Facilidade de se integrar com os outros no ambiente de trabalho. COOPERAÇÃO: Disposição para cooperar com os demais para atender as atividades. SENSO DE RESPONSABILIDADE: Zelo pelo material, equipamentos e bens da empresa. SOMA PONTUAÇÃO PARA O QUADRO I E II Sofrível - 1 ponto, Regular - 2 pontos, Bom - 3 pontos, Muito Bom - 4 pontos, Excelente - 5 pontos LIMITES PARA CONCEITUAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL Pontos De 57 a 101 - SOFRÍVEL SOMA do Quadro I multiplicada por 7 De 102 a 146 - REGULAR SOMA do Quadro II multiplicada por 3 De 148 a 194 - BOM SOMA TOTAL De 195 a 240 - MUITO BOM De 241 a 285 - EXCELENTE Nome da Empresa: Prosyst Desenvolvimento de Sistemas Ltda. Representada pelo Supervisor: Márcio Roberto Floriano CONCEITO CONFORME SOMA TOTAL Rubrica do Supervisor da Empresa Local: Data : Carimbo da Empresa v UDESC UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - FEJ PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR ESTAGIÁRIO Nome: Ariane Böge da Silva Matrícula: 211010428 Endereço (Em Jlle): Rua Guia Lopes, 197 Bairro: Santo Antônio CEP: 89218-060 Cidade: Joinville UF: SC Fone: 3427-1636 Endereço (Local estágio): Rua XV de Novembro, 2718 Bairro: Glória CEP: 89216-200 Cidade: Joinville UF: SC Fone: 3453-0000 Regularmente matriculado no semestre: 7º Curso: Bacharelado em Ciências da Computação Formatura (prevista) Semestre/Ano: 02/2008 UNIDADE CONCEDENTE Razão Social: Prosyst Desenvolvimento de Sistemas Ltda. CGC/MF: 79.816.807/0001-57 Endereço: Rua XV de Novembro, 2718 Bairro: Glória CEP: 89216-200 Cidade: Joinville UF: SC Fone: 3453-0000 Atividade Principal : Desenvolvimento de Softwares Supervisor: Márcio Roberto Floriano Cargo: Programador DADOS DO ESTÁGIO Área de atuação: Programação Departamento de atuação: Desenvolvimento Fone: 3453-0000 Ramal: 211 Horário do estágio: segunda, terça, quarta e quinta das 7:30 às 12:15 e sexta das 7:30 às 12:30 Total de horas: 480 horas Período: 19/09/2007 até 19/03/2008 Nome do Professor Orientador: Salvador Antonio dos Santos Disciplina(s) simultânea(s) com o estágio Quantas: 5 Quais: TOCI-07 Desenvolvimento de Aplicações para WEB SMU Sistemas Multimídia COF Contabilidade e Finanças TCC-01 Trabalho de Conclusão de Curso 1 OBJETIVO GERAL O estágio proporcionará a aplicação de conhecimentos no desenvolvimento de sistemas empresariais, possibilitando o ganho de experiência profissional e aprendizado de tecnologias em uso na entidade. vi ATIVIDADES OBJETIVO ESPECÍFICO HORAS Gerenciamento/ Manutenção de Banco de Dados Contato com o cliente Atualização de sistema do cliente Execução de ordens de serviço com prazo e horas pré- determinadas Experiência no desenvolvimento e manutenção de sistemas empresariais. Experiência de contato com clientes. Experiência no desenvolvimento e manutenção de sistemas em uso. Experiência no desenvolvimento e manutenção de sistemas empresariais. 100 15 25 340 Rubrica do Professor Orientador Rubrica do Coordenador de Estágios Rubrica do Supervisor da Empresa Data: Data: Data: Carimbo da Empresa CRONOGRAMA FÍSICO E REAL PERÍODO (20 horas) ATIVIDADES P R 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Gerenciamento/Manutenção de Banco de Dados P X X X X X R X X X X X X Contato com o Cliente P X R X X Atualização de Sistema do Cliente P X R X X Execução de ordens de serviço com prazo e horas pré-determinadas P X X X X X X X X X X X X X X X X X R X X X X X X X X X X X X X X FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT COORDENADORIA DE ESTÁGIOS TERMO DE COMPROMISSO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS A EMPRESA: PROSYST Desenvolvimento de Sistemas Ltda. (1) Representada por Sônia Wittitz Hudler Cargo: Diretora Administrativa (2) ESTAGIÁRIO: Ariane Böge da Silva Matrícula 211010428 (3) Da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina, representada pelo Professor César Malutta Acertam o seguinte, na forma da Lei nº. 6.494, de 07/12/77, regulamentada pelo Decreto nº. 87.497, de 18/08/82, tendo em vista Convênio nº.0279/2006, publicado em Diário Oficial nº. 18005 de 14/11/2006. Art. 1º - O ALUNO desenvolverá Estágio: Obrigatório ( X ) Não obrigatório ( ) Art. 2º - O ESTAGIÁRIO desenvolverá atividades dentro de sua linha de formação. Art. 3º - A EMPRESA elaborará Programa de Atividades a ser cumprido pelo ESTAGIÁRIO, em conformidade com as disciplinas cursadas pelo mesmo, respeitados os horários de obrigações do ESTAGIÁRIO com a UDESC/CENTRO. Art. 4º - O Estágio será desenvolvido na Área de Desenvolvimento/Programação no período de 19/09/2007 a 19/03/2008 durante o horário de segunda, terça, quarta e quinta das 7:30 às 12:15 e sexta das 7:30 às 12:30 totalizando 27 horas por semana. § 1º - Este período poderá ser prorrogado mediante prévio entendimento entre as partes. § 2º - Tanto a EMPRESA como o ESTAGIÁRIO poderão a qualquer momento dar por terminado o Estágio, mediante comunicação escrita. Art. 5º - Pelas reais e recíprocas vantagens técnicas e administrativas, a EMPRESA designará como Supervisor Interno de Estágios e avaliador o senhor Márcio Roberto Floriano. ix Art. 6º - O ESTAGIÁRIO declara concordar com as normas internas da EMPRESA, conduzir-se dentro da ética profissional e submeter-se a acompanhamento e avaliação de seu desempenho e aproveitamento. Art. 7º - O ESTAGIÁRIO se obriga a cumprir fielmente a programação de estágio. Art. 8º - O ESTAGIÁRIO responderá pelas perdas e danos conseqüentes da inobservância das normas internas da EMPRESA. Art. 9º - O ESTAGIÁRIO se compromete a elaborar Relatório sobre o Estágio realizado apresentando-o à EMPRESA através de seu Supervisor, e à Universidade através do Coordenador de Estágios respectivo. Art. 10º - A EMPRESA se responsabilizará por despesas relativas a atividades extras impostas ao ESTAGIÁRIO. Art. 11º - O ESTAGIÁRIO não terá para quaisquer efeitos, vínculo empregatício com a EMPRESA, ficando aquele segurado contra acidentes pessoais durante o estágio pela apólice nº. 170.310.1022 da Companhia Sul América Seguros. Art. 12º - O ESTAGIÁRIO receberá uma bolsa no valor de R$ 472,50 (Quatrocentos e setenta e dois reais e cinqüenta centavos). Art. 13º - Fica firmado o presente em 3 (três) vias de igual teor. Joinville, ______ de ____________________ de 2007. (1) EMPRESA: ........................................................................................................... (2) ESTAGIÁRIO: ...................................................................................................... (3) INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ...................................................................................... x Ao meu marido Geovane por todo o apoio, paciência, dedicação e incentivo xi AGRADECIMENTOS Muitas pessoas e empresas tornaram-se merecedoras do nosso reconhecimento, pelo muito que contribuíram para a realização deste trabalho, dentre elas destacam-se:  Meu marido, por todo apoio e incentivo;  Minha família, que sempre esteve comigo me dando forças principalmente nas horas mais difíceis;  A PROSYST pela oportunidade que me foi dada; e  Salvador Antonio dos Santos pela orientação nesse trabalho. xii SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS .......................................................................................................... XIII LISTA DE TABELAS.......................................................................................................... XIV RESUMO ................................................................................................................................ XV 1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 1 1.1. OBJETIVOS ......................................................................................................................... 1 1.1.1. Geral ................................................................................................................................. 1 1.1.2. Específicos ........................................................................................................................ 1 1.2. ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO ........................................................................................... 2 2. A EMPRESA...................................................................................................................... 3 2.1. HISTÓRICO ......................................................................................................................... 3 2.2. PRINCIPAIS PRODUTOS .................................................................................................... 4 2.2.1. ESTRUTURA DO PRODUTO ......................................................................................... 5 2.3. PRINCIPAIS CLIENTES ...................................................................................................... 6 3. DESENVOLVIMENTO .................................................................................................... 9 3.1. VISÃO GERAL ..................................................................................................................... 9 3.2. TREINAMENTO .................................................................................................................. 9 3.3. MELHORIAS EFETUADAS .............................................................................................. 11 3.3.1. OS 8391 .......................................................................................................................... 11 3.3.2. OS 8450 .......................................................................................................................... 13 3.3.3. OS 8372 .......................................................................................................................... 15 3.4. MANUTENÇÕES EFETUADAS ........................................................................................ 17 3.5. ATUALIZAÇÕES TECNOLÓGICAS ................................................................................ 17 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................... 19 GLOSSÁRIO ............................................................................................................................ 21 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................... 22 xiii LISTA DE FIGURAS Figura 1 – Tela do Faturamento e Transferência de Produtos ........................................ 12 Figura 2 – Relatório referente aos Produtos Faturados e Transferidos pela Empresa .... 13 Figura 3 – Tela da Geração Automática de Faturas ........................................................ 14 Figura 4 – Tela de encerramento da Geração Automática de Faturas ............................ 15 Figura 5 – Tela referente ao Gráfico de Ocorrências de Não Conformidades................ 16 Figura 6 – Relatório dos Gráficos de Ocorrências de Não-Conformidades ................... 17 xiv LISTA DE TABELAS Tabela 1 – Clientes da PROSYST .................................................................................... 8 xv RESUMO Neste trabalho é descrito o estágio realizado na empresa PROSYST Desenvolvimento de Sistemas Ltda. no período de 480 horas na área de desenvolvimento aos Sistemas de Gestão Empresarial (produto da empresa). O estágio consistiu em treinamento, melhorias e manutenções. O treinamento concentrou-se nos conceitos da linguagem Cobol e nas normas da empresa. Em geral foram realizadas 20 melhorias e 30 manutenções. As melhorias consistiram de novas funcionalidades acrescidas ao sistema, já nas manutenções foram realizadas correções de erros e conversão de programas da versão caractere para a versão gráfica. 1. INTRODUÇÃO A finalidade deste trabalho é relatar as atividades desenvolvidas pelo acadêmico durante o estágio na empresa PROSYST. O estágio foi desenvolvido segundo um plano e consistiu de treinamento em COBOL, estudo do Sistema de Gestão Integrado, entrevistas com clientes para definição de requisitos e entendimentos de solicitações de alterações, bem como manutenção dos módulos do referido sistema. As atividades desenvolvidas foram de muita importância para fixar os conceitos aprendidos na universidade. Os objetivos foram plenamente atingidos. 1.1. OBJETIVOS 1.1.1. Geral Desenvolver novas funcionalidades, manutenção e atualizações tecnológicas no Sistema de Gestão Integrado da PROSYST. 1.1.2. Específicos  Gerenciar/dar Manutenção o Banco de Dados: experiência no desenvolvimento e manutenção de sistemas empresariais;  Contatar com o cliente: experiência de contato com clientes;  Atualizar o sistema do cliente: experiência no desenvolvimento e manutenção de sistemas em uso; e  Executar as ordens de serviço com prazo e horas pré-determinadas: experiência no desenvolvimento e manutenção de sistemas empresariais. 2 1.2. ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO Este estudo é composto de quatro partes. Na primeira parte é dada uma motivação a leitura deste, onde são apresentados os objetivos gerais e específicos, e por fim um resumo de como o trabalho é apresentado. Na segunda parte é apresentada a empresa onde foi realizado o estágio, dando um breve histórico da mesma, seus principais produtos e clientes, quantidade de empregados, faturamento e outros. Na terceira parte são apresentadas as atividades desenvolvidas durante o estágio. Na última parte, são apresentadas as considerações finais onde se mostra, dentre outros, um resumo do trabalho, as tarefas executadas, as principais dificuldades encontradas, disciplinas que mais contribuíram para o sucesso do estágio, e o atendimento aos objetivos estabelecidos no plano de estágio. 2. A EMPRESA 2.1. HISTÓRICO A PROSYST foi fundada em 15 de outubro de 1986, e está completando 20 anos de atuação no mercado de sistemas de gestão empresarial que funcionam de maneira modularizada, permitindo integração gradativa à medida que são implantados. A informatização abrange as diversas áreas de uma indústria ou organização, onde os sistemas passam a ser verdadeiras soluções integradas para os seus usuários. Seu principal diferencial é o fato de ser uma empresa certificada ISO 9001 desde 20 de julho de 2001 através do organismo certificador BVQI (Bureau Veritas Quality International) [PROSYST 2006]. Os sistemas foram modelados e construídos com ferramentas de última geração que possibilitam a aplicação das mais modernas tecnologias incluindo integração com a Internet. A atualização tecnológica é uma preocupação constante da PROSYST, que tem investido sistematicamente em ferramentas e treinamento visando o contínuo aperfeiçoamento de seus sistemas. Com uma arquitetura flexível, os sistemas permitem adaptações personalizadas com alto grau de aderência às necessidades do cliente. A empresa PROSYST possui diversas características, dentre elas, pode- se citar:  Módulos totalmente integrados;  Multi-usuário;  Multi-plataforma;  Help on-line;  Integração com a Internet;  Escalabilidade;  Rapidez no acesso as informações;  Adaptações personalizadas;  Racionalização dos processos;  Estabilidade; 4  Pré-visualização com possibilidade de reformatação dos relatórios e impressão em arquivo;  Acesso por senhas;  Gerador de relatórios, gráficos e consultas;  Segurança e integridade na base de dados;  Configuração do menu por usuário;  Acesso a banco de dados; e  Disponibilização das informações para ferramentas de terceiros. Disponíveis nas mais diversas plataformas e ambientes operacionais, os sistemas PROSYST não requerem grandes investimentos em ambiente de informática. A implantação escalável, módulo a módulo, permite que o investimento ocorra na medida da necessidade. Sua missão é oferecer ao mercado Soluções de Qualidade em Sistemas Informatizados de Gestão Empresarial, que sejam modulares, adaptáveis e integráveis, objetivando aos seus Clientes, a racionalização, o controle e a eficácia no uso destas informações. 2.2. PRINCIPAIS PRODUTOS Os produtos desenvolvidos e comercializados pela PROSYST são: Sistemas de Gestão Empresarial; Customizações dos sistemas (serviços de desenvolvimento e adaptações dos sistemas às necessidades do cliente); Serviços de manutenção e suporte dos sistemas desenvolvidos pela PROSYST. A PROSYST desenvolve e estabelece os processos necessários para a realização dos produtos. No planejamento da realização dos produtos são determinados: objetivos da qualidade através das metas estabelecidas para os indicadores estatísticos; requisitos para o produto através do levantamento de informações e definições das características conforme atividades do processo de Desenvolvimento de Sistemas ou das descrições das Ordens de Serviços; os processos para a realização, verificação, validação e monitoramento dos Sistemas e Serviços estão estabelecidos e documentados através do processo de Desenvolvimento de Sistemas e do processo de Suporte Técnico; e registros da qualidade que são gerados para evidenciar que o processo de realização e 5 o produto resultante atendem aos requisitos que estão definidos nos procedimentos correspondentes. A PROSYST preserva a conformidade dos seus produtos durante o processo interno até a entrega ao cliente. Esta preservação inclui a identificação das versões dos programas, cuja integridade é mantida ao longo do seu desenvolvimento através da realização de cópias de segurança (backup) dos fontes. Além disso, a PROSYST possui um sistema de proteção Firewall e um programa Antivírus que é constantemente atualizado para evitar o acesso indevido e a contaminação dos programas através de vírus de computador. No caso de disponibilização dos produtos via Internet, a preservação é mantida através da restrição de acesso aos clientes através de logins e senhas. Enfim, a PROSYST monitora as características dos sistemas para verificar se os seus requisitos estão sendo atendidos. Esse monitoramento é realizado através de testes no Sistema Controle de Serviços, onde são mantidos registros que fornecem evidências de que os produtos foram testados. Os registros identificam a pessoa responsável pela liberação do produto. Os sistemas não são liberados aos clientes até que o monitoramento necessário seja realizado, a menos que seja aprovado de outra maneira, pela diretoria técnica e quando aplicável, pelo cliente. 2.2.1. ESTRUTURA DO PRODUTO O sistema de gestão empresarial PROSYST (ERP-PROSYST) é composto de módulos integrados que atendem às áreas de:  Suprimentos: administram de forma eficiente as compras com total controle sobre os preços através de metas, associados ao prazo de atendimento e qualidade;  Vendas: emitem orçamentos, possuem aprovação de pedidos, efetuam análise de crédito do cliente, permitem efetuar recebimentos financeiros antecipados e emitem pedidos de vendas personalizados;  Custos e Preço de Venda: permitem identificar a composição de materiais e processos a qualquer tempo e sem limite de níveis e 6 também a emissão de informações relativas à análise de rentabilidade;  Controladoria: integram as informações de todos os módulos, dispensando a digitação manual de lançamentos contábeis. O usuário pode criar relatórios configuráveis, com liberdade para composição dos valores. Emitem os livros e disponibilizam os registros históricos;  Fiscal: geram os livros fiscais de entrada, saída e guia eletrônica, automatizando todos os processos de apuração. Possibilitam e emissão de dados para a Receita Federal e Receita Estadual;  Financeiro: administram os pagamentos e recebimentos antecipados. Efetuam programação e liberação de pagamentos e integram-se a diversos bancos;  Inflação Interna: auxiliam no controle da Inflação Interna, permitindo que seja feito um acompanhamento minucioso da evolução dos custos diretos e indiretos de fabricação;  Controle de Industrialização de Produtos: efetuam o controle dos produtos que estão sendo industrializados por terceiros, bem como os produtos de terceiros que estão sendo industrializados na empresa; e  Produção: acompanham, controlam e, se necessário, rastreiam até a origem todas as atividades que transformam ou transformaram materiais e componentes em produtos acabados. Portanto, pode-se perceber que os módulos do sistema de gestão empresarial PROSYST abrangem a informatização de diferentes áreas de uma empresa, com total integração dos dados. E por se tratarem de sistemas modularizados, sua implantação pode ser gradativa, de acordo com as necessidades do cliente. 2.3. PRINCIPAIS CLIENTES A Direção da PROSYST estabelece e mantém o Sistema de Gestão da Qualidade com o Foco no Cliente, assegurando que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos com o propósito de aumentar a sua satisfação, através de seus 7 processos e respectivos indicadores, além da realização de pesquisas de satisfação dos clientes. Os principais clientes da PROSYST, são descritos na Tabela 1. A.S. Têxtil Lekat Ind. e Com. Acquaplant Química Luzville Engenharia Albrecht Equip. Ind. Max Bolt Assoc. Beneficiente Maxiplan Ltda Btomec Usinagem Mecaltec Equip. Esp. Co-Location MG Comércio Cordaville Ind. Cordas Modelação Spezzia C & K Ind. De Metais Moliporex Moldes Delta Veículos Mondai Máquinas Döhler S.A. Paintcoating Pinturas DSF Empreend. Imob. Perville Constr. e Emp. Equipe Limps Ltda Primesul Eng. e Const. Eldorado Propaganda Protal Sistemas Ltda Embrasp Emp. Bras. RIV Brasil Erzinger Ind. Mecânica Rotomaq do Brasil FGM Prod. Odontológicos Rudipel Ltda Focus SJP Sambercamp 8 Focus Plásticos Jlle Semacald Serviços Frezite Ferramentas Sonaex S/A GlobalSeg Serv. Segur STC Componentes Incasa S.A. TKM Usinados Incasa Adm. De Bens Three Engenharia Joinpaper Ltda TRG Montagem Kato Estamparia Vogelsanger Têxtil KS Oficina Mecânica Volani Metais Lacticínios Tirol Wocal Empreend. Imob. Tabela 1 – Clientes da PROSYST Contudo, para que o cliente cada vez fique mais satisfeito, a PROSYST estabelece a sistemática para a implementação de melhorias do Sistema de Gestão da Qualidade; execução de ações corretivas para eliminar as causas de não-conformidades de forma a evitar a sua repetição; e definição de ações preventivas para eliminar as causas de não-conformidades potenciais de forma a prevenir a sua ocorrência. Para obter mais informações sobre a empresa, acesse o site [PROSYST 2006] . A seguir será relatado toda a parte de desenvolvimento do estágio, relatando as atividades executadas neste período. 9 3. DESENVOLVIMENTO 3.1. VISÃO GERAL O estágio, objeto deste trabalho, foi realizado na PROSYST Desenvolvimento de Sistemas Ltda., empresa de desenvolvimento de sistemas voltados à gestão empresarial. O principal objetivo do processo de desenvolvimento é executar as ordens de serviços que atendam aos requisitos dos clientes dentro dos prazos acordados. Primeiramente, o estágio iniciou com um treinamento interno. Foram lidos vários documentos sobre a PROSYST e da sua base de conhecimento técnico. Após esta leitura, foram realizados exercícios de programação para o aprendizado da linguagem COBOL, linguagem utilizada pela empresa, como também, exercícios utilizando o banco de dados e outros que realizam a geração de relatórios de impressão. Em seguida iniciou-se o trabalho mantendo o contato diretamente com o cliente, onde foram realizadas melhorias e manutenções nos programas conforme as solicitações de cada cliente. 3.2. TREINAMENTO O treinamento consistiu em ler, praticar e entender as normas da empresa e suas ferramentas de utilização. Nesta fase foram vistas várias atividades que os analistas e programadores, que são da área de desenvolvimento, devem exercer:  Utilizar a documentação necessária para a realização das atividades, assim como fazer os devidos registros necessários para demonstrar a realização das atividades;  Entender a Política da Qualidade e acompanhar os objetivos da qualidade estabelecidos;  Contribuir para que os requisitos do cliente e do produto de sua responsabilidade sejam atendidos;  Verificar se o antivírus instalado nas máquinas está devidamente atualizado, assim como se o ambiente de trabalho está adequado (organização da mesa de trabalho); file:\\nt\d\USR\PROSYST\ISO%209001\Requisitos%20do%20Cliente%20e%20do%20Produto.doc 10  Acompanhar o plano de execução que deve ser feito através dos apontamentos do Sistema Controle de Serviços. O prazo de conclusão que consta na OS servirá como controle. As horas já realizadas no projeto constam nos apontamentos registrados no sistema;  Desenvolver sistemas e controlar suas versões de acordo com os padrões estabelecidos;  Abrir e gerenciar ordens de serviços;  Disponibilizar as informações técnicas para as Ordens de Serviços que envolvam programação/desenvolvimento;  Apontar horas, diariamente, de todas as atividades exercidas no Sistema Controle de Serviços;  Testar todas as Ordens de Serviços antes de sua liberação;  Encaminhar programas críticos para validação prévia de pessoa autorizada e nomeada para tanto;  Controlar os produtos considerados não-conformes de acordo com a sistemática estabelecida;  Controlar os eventuais produtos de propriedade do cliente conforme os critérios estabelecidos;  Liberar o projeto para o cliente após ser executado e verificado;  Validar o projeto após comunicação positiva do cliente através do "Registro de Validação de Serviços" ou, se no período de 20 dias após a liberação, o cliente não apresentar reclamações. Caso haja reclamações, estas devem ser analisadas pelo responsável do projeto para a tomada de providências; e  Analisar os dados dos indicadores de monitoramento e/ou indicadores de medição, tomando as devidas providências nos casos em que os resultados não estejam atendendo ao planejado; Vale salientar também que a linguagem de programação utilizada pela PROSYST Desenvolvimento de Sistemas Ltda é o COBOL que é uma linguagem em ambiente caractere e gráfico/Windows. 11 3.3. MELHORIAS EFETUADAS Por melhoria entende-se implementar uma nova funcionalidade ao sistema de forma a agregar valor e otimizar os processos do produto oferecido pela empresa. Neste período de estágio, foram executadas em média 20 melhorias, das quais 3, que foram selecionadas como sendo as mais complexas e interessantes, são discutidas a seguir. 3.3.1. OS 8391 O objetivo desta OS (ordem de serviço) é realizar a criação de um programa que apresente uma relação dos produtos faturados e transferidos pela empresa e está inserida no sistema de faturamento. Conforme a Figura 1, a tela é composta de filtros pelo Período de Saída (data inicial e data final), Motorista e Vendedor. Somente serão apresentados os produtos que estiverem dentro do Período de Saída, Motorista e Vendedor estipulados nos filtros, podendo ser assim, N produtos. 12 Figura 1 – Tela do Faturamento e Transferência de Produtos O usuário tem a opção de escolher quais produtos serão impressos. Assim, os produtos que estiverem marcados em tela são as colunas do relatório. O programa também guarda os produtos marcados em um arquivo contexto 1 , pois quando o usuário abrir novamente o programa, os produtos aparecerão automaticamente na tela. O relatório, de acordo com a Figura 2, apresenta informações referente a emissão de notas fiscais de venda e transferência de produtos. Irá também organizar as informações por Carga, Motorista e Vendedor. Estas quebras estão relacionadas diretamente as notas fiscais. A apresentação deste relatório poderá ser escolhida para impressão em impressora matricial ou gráfica (impressoras jato de tinta, laser). Para este trabalho ser realizado, foram utilizadas 14 horas. 1 Arquivo que guarda as informações da última tela utilizada pelo usuário. 13 Figura 2 – Relatório referente aos Produtos Faturados e Transferidos pela Empresa 3.3.2. OS 8450 O objetivo desta OS é realizar a criação de um programa que gere automaticamente as faturas do contas a pagar que estão contidas no período de vencimento estipulado na tela conforme apresentado na Figura 3. Está inserida no sistema de contas a pagar. O programa foi realizado da seguinte maneira: são pesquisados os títulos com vencimento no período informado em tela (data inicial e final). Somente são apresentados os títulos que tiverem saldo a pagar. O valor é o saldo existente do título; São apresentados somente títulos que ainda não foram vinculados a uma fatura; São agrupados títulos de mesmo fornecedor e mesma data de vencimento em uma mesma coluna; O sistema sugere a data de vencimento de acordo com o vencimento dos títulos; 14 É permitido informar o número da fatura referente ao controle do fornecedor (semelhante ao processo manual); São apresentadas em uma coluna as AD´s que compõem cada fatura; São geradas somente as faturas para os fornecedores que estão configurados para a mesma. Figura 3 – Tela da Geração Automática de Faturas A partir das ADs (Apropriações de Despesa) cadastradas no sistema, são apresentados dentro do período de vencimento e o fornecedor estipulados na tela, os títulos que ainda não tenham sido geradas as faturas, efetuando o agrupamento do valor da fatura pelo fornecedor e a data de vencimento. O campo “Vencimento” pode ser alterado e o campo “Nr. Fatura Fornec.” pode ser preenchido pelo usuário. Ao pressionar o botão “Gerar Faturas”, as faturas são geradas automaticamente, apresentando a mensagem conforme a Figura 4, e da próxima vez não aparecerão novamente para serem geradas. 15 Figura 4 – Tela de encerramento da Geração Automática de Faturas Para realizar este trabalho, foram utilizadas 21 horas. 3.3.3. OS 8372 O objetivo dessa OS é realizar a criação de um programa que emita um relatório das não conformidades (RNC). Está inserida no sistema de P.P.C.P (Planejamento, Programação e Controle da Produção). Para a emissão do relatório pode- se optar por imprimir em folha A3 ou folha A4. Conforme Figura 5, na tela deve ser informado o período e o tipo referente as ocorrências das não conformidades. 16 Figura 5 – Tela referente ao Gráfico de Ocorrências de Não Conformidades Conforme a Figura 6, o relatório faz a impressão de três gráficos: O primeiro - RNC por Ocorrência, imprime a tabela com o tipo da ocorrência e o % de participação para o mês/ano estipulado na tela pelo usuário. Ao lado é impresso o gráfico de pizza dessa seleção; O segundo - Índice de RNC (por tipo de RNC), imprime por tipo de RNC a quantidade aberta e encerrada de RNC (tabulando e gerando um gráfico de barras); O terceiro - Evolução Anual Geral, imprime por tipo de RNC (e total)/ mês a mês a quantidade de RNC aberta e encerrada por tipo de RNC (todos os tipos indiferente da seleção), tabulando e gerando um gráfico de barras. Para realizar este trabalho, foram utilizadas 12 horas. 17 Figura 6 – Relatório dos Gráficos de Ocorrências de Não-Conformidades 3.4. MANUTENÇÕES EFETUADAS Por manutenção entende-se elaboração de alterações por exigência legal ou correção de erros. Foram feitas manutenções em cerca de 30 programas. Além disso, também foram feitas atualizações tecnológicas como segue. 3.5. ATUALIZAÇÕES TECNOLÓGICAS As atualizações tecnológicas são importantes para a sobrevivência do sistema. A PROSYST possui ainda vários programas que estão na versão caractere. No 18 início da empresa todos os programas eram criados em versão caractere. Mas, com o passar do tempo, as tecnologias foram evoluindo e surgiram os programas na versão gráfica. Como a PROSYST ainda possui muitos programas na versão caractere, o processo de conversão é feito de forma lenta, pois o cuidado deve ser grande, para que o programa na versão gráfica, tenha como resultados, os mesmos que na versão caractere. Como a versão gráfica dá maior conforto aos clientes, a PROSYST se compromete a realizar gradualmente este processo de conversão. Foi realizado pela estagiária a conversão de 9 programas para a versão gráfica. Os programas são os que seguem. Da OS 8142 foram convertidos os seguintes programas: MD07533 para PR25204 – Execução da Rotina Mensal; MD08033 para PR25304 – Cálculo do Rateio e Transferência entre contas contábeis; MD00600 para PR00600 – Gerenciamento das Mensais; MD13616 para o PR13616 – Produtos sem Ficha Técnica; MD07833 para PR26204 – Cadastro da Tabela de Rateio ou Transferência entre Contas Contábeis. Da OS 8176 foram os seguintes programas: MD22615 para PR22615 – Cadastro da Tabela de Freqüência de Entrega; MD19250 para PR19250 – Consulta de Freqüência de Entrega; MD22815 para PR22815 – Manutenção da Tabela Código Fábrica, Local de Entrega e Cliente. Da OS 8172 foi convertido o programa MD20415 para o PR20415 – Emissão da Relação das Notas que se apropriaram de determinado Pagamento Antecipado. CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente relatório de estágio tem o foco voltado para a realização das ordens de serviço, destinadas para a estagiária, que atendam aos requisitos dos clientes dentro dos prazos acordados. Cada ordem de serviço contém informações referentes a uma solicitação de melhoria por parte do cliente, ou descrição de algum problema percebido, para que o responsável pelo trabalho tenha consigo um detalhamento da tarefa a ser desenvolvida. Dentre as atividades mais importantes exercidas neste estágio, estão: o gerenciamento e manutenção de banco de dados; o contato com o cliente; a atualização do sistema no cliente; e a execução de ordens de serviço com prazo e horas pré-determinadas. Foram executadas várias tarefas, sendo elas de melhorias ou de manutenção. As tarefas de melhorias dizem respeito à execução de uma nova funcionalidade no sistema de forma a melhorar o desempenho do sistema para o cliente. Já as tarefas de manutenção dizem respeito à correção de erros encontrados no programa ou programas que ainda estão na versão caractere, que dificultam o manuseio do mesmo para o cliente. As disciplinas mais utilizadas neste estágio foram a de Linguagem de Programação e Banco de Dados. Foram disciplinas muito úteis, pois fizeram com que o trabalho se tornasse mais eficaz e eficiente, realizando a tarefa em menos tempo do que o previsto. As principais dificuldades encontradas foram em relação à sintaxe da linguagem Cobol. Como esta linguagem não é lecionada na graduação, o conhecimento do mesmo foi gradativo, fazendo com que a estrutura conceitual fosse se aprimorando com o passar do tempo. Como toda linguagem tem sua sintaxe diferenciada, houve momentos de difícil absorção do conteúdo estrutural. A empresa PROSYST, de uma forma ampla, agregou valor ao meu conhecimento profissional, e também para o relacionamento pessoal. Sabendo que a grande concorrência no mercado de trabalho nos dias de hoje é cada vez mais acirrada, de forma que apenas os melhores adquiram seu espaço, nesse âmbito foi bem aproveitada a oportunidade de modo que se possa prosseguir vencendo os desafios que essa área do conhecimento proporciona. Com isso ganhou-se experiência em lidar com 20 clientes, relacionar-se com as pessoas do trabalho, enfim, saber como me comportar em frente ao mercado. Apesar das dificuldades, tudo que foi vivenciado foi válido, pois o crescimento em conhecimento só aumentou nestes últimos seis meses. GLOSSÁRIO Os conceitos básicos apresentados a seguir estão baseados em diversas fontes bibliográficas. OS - Ordem de Serviço. Trata-se de um formulário emitido com informações referente a uma solicitação de melhoria do cliente, ou descrição de algum problema detectado, para que a pessoa responsável pela execução do serviço tenha em mãos o detalhamento da tarefa a ser desenvolvida. P.P.C.P - Planejamento, Programação e Controle da Produção. O PPCP organiza a empresa, de modo a cumprir os prazos de entrega e aproveitar ao máximo a capacidade produtiva. Tem como objetivo fornecer métodos e ferramentas de planejamento, programação e controle da produção para a otimização dos recursos diretos de um processo produtivo. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [PROSYST 2006]PROSYST Desenvolvimento de Sistemas. 2006. Acessado em 01 de outubro de 2007. Disponível em: http://www.prosyst.com.br. [Bastos 1988]BASTOS, A.C. Programação Cobol. [S.l.]: Livros Técnicos e Científicos, 1988. Rio de Janeiro – RJ. [Stern e Stern 2002] STERN, N.; STERN, R. A. Programação Estruturada em Cobol: para o Século XXI. [S.l.]: Livros Técnicos e Científicos, 2002. Rio de Janeiro – RJ. http://www.prosyst.com.br/