NÚCLEO DO SABER CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Universidade do Estado de Santa Catarina Acadêmica: Bárbara Fernandes Schmoegel Orientadora: Carolina Stolf Silveira SÍNTESE DA PESQUISA As crianças possuem desenvolvimento diário e por meio do ensino infantil são am- paradas e inuenciadas de maneira positiva, compreendendo a sociedade e sociali- zando entre si. Com isso, o ambiente de ensino agrega-se como educador, através de espaços adequados que podem incentiva-las da melhor maneira, propor- cionando conforto térmico, lumínico, ludicidade das salas de estudo e espaços am- plos para recreação. Assim, visando a necessidade de oferecer um ambiente esti- mulante, destaca-se a implantação de uma escola baseada nos princípios da educação holística, que visa desenvolver a razão, sensação, sentimento e intuição do indivíduo. No Brasil, parte das edicações escolares sofrem com escassez de serviços básicos, como água, esgoto sanitário e espaços de convivência adequados que estimule o desenvolvimento psicomotor. Positivamente o número de matrículas na rede de edu- cação infantil aumentou 12,6% nos últimos cinco anos. Nesse cenário, o edifício escolar precisa, muitas vezes, se adaptar ao espaço existente, que nem sempre atende as necessidades da demanda crescente. Da mesma maneira, na cidade de Atalanta, situada em Santa Catarina, essa problemática também é perceptível, através da necessidade atual de adequação dos seus espaços escolares. . A m de suprir a procura por vagas na rede de ensino infantil, a cidade enfrenta di- culdades de espaço, o que ocasiona em falta de qualidade dos ambientes. Sendo assim, a arquitetura, a funcionalidade e o incentivo são deixados de lado para cumprir o atendimento ao número de estudantes. . Compreende-se assim, que a infância é um período de descoberta, aprendizado e formação do ser humano. Por isso destaca-se a necessidade da arquitetura escolar ser alicerce dos primeiros aprendizados, através da utilização da metodologia holística na organização e na idealização dos ambientes, visando a conexão entre espaço-usuário. Assim, a proposta se faz necessária para contribuir com uma boa educação infantil e suprir a demanda existente da cidade. . ARQUITETURA E O ESPAÇO ESCOLAR INFANTIL O espaço escolar pode potencializar as atividades educacionais em seu interior, por i s so o s amb i en t e s devem busca r a spec t o s de p r o j e t o como : } Arquitetura com através de concepção singular; identidade e pertencimento . Proporcionar sentimento de aventura, com espaços para se mover } livremente e propriedade de transformar o ambiente; . Percepção de segurança, por meio de constância de ordenação, divisões } espacias diferentes e reconhecíveis; . Uso de iluminação natural através de grandes aberturas e claraboias,} e adequação projetual com estratégias bioclimáticas favoráveis; . Correlação do espaço com as fases de evolução da criança,} com mudança de formato e layout; . Ut i l ização dos cinco sent idos humanos para reconhecimento } e exploração do espaço escolar. . Sendo assim, através do destaque desses aspectos para arquitetura escolar, identica-se algumas recomendações projetuais que visam um espaço de educação infantil de qualidade: . Arquitetura Singular Funcionalidade Conforto Ambiental Flexibilidade e Acessibilidade Espaços Externos Conexão e Integração Edifício único e cativante. Setorização clara do edifício. Uso de estratégias bioclimáticas. Layout exível e uso do desenho universal Ambientes para recreação com uso de elementos naturais. Conexão com natureza e espaços comuns. Segurança Transparência Estímulos sensoriais Espaços internos protegidos de possíveis ameaças externas. Espaços convidativos, com visibilidade para áreas externas. Valorizar efeitos visuais, texturais, cheiros, sabores e sons. ESTUDO DE CASO E REFERENCIAIS PROJETUAIS MAPLE BEAR, FLORIANÓPOLIS Ano: 2021 Área: 3000m² Arquitetos: Marchetti Bonetti + Aspectos Relevantes: - Vedações em PVC - Circuitos Pscicomotores - Aplicação de cores estratégicas - Uso de clarabóias para iluminação natural - Fluxos alternativos ST. NICHOLAS, SANTANA DE PARNAÍBA Ano: 2016 Área: 28 567m² Arquitetos: Ao/gasperini arquitetos Aspectos Relevantes: - Grande implantação - Distribuição dos setores por blocos distintos - Disposição de núcleos externos para recreação - Iluminação natural - Salas de aula com varandas - Conexão através de um eixo principal JARDIM YUTAKA, SAITAMA Ano: 2014 Área: 812m² Arquitetos: Sugawaradaisuke Aspectos Relevantes: - Ventilação efeito chaminé - Clarabóia com persianas elétricas - Materialidade uniforme - Fluxo circular pela implantação - Divisão espacial com paredes orgânicas Diferentes perspectivas Sensação de movimento Visibilidade dos espaços Interação entre ambientes Curiosidade do usuário Criatividade e imaginação LOCALIZAÇÃO E ANÁLISE DA ÁREA Centro Vale do Itajaí Microrregião de Ituporanga Atalanta A cidade escolhida para a implantação da proposta foi Atalanta, visto que as instituições infantis atuais da cida- de estão com espaços físicos subdimensionados para de- manda, nos quais, não foram projetados para tal m. Dentro das recomendações estabelecidas pelo MEC, es- colheu-se um terreno no centro da cidade, situado a 3m do nível da rua, possui três vias circundantes, equipa- mentos públicos próximos e visuais que proporcionam contato com a natureza. Dispondo uma área de 5.917m². Terreno Proposto Escola Estadual Ginásio O terreno é de fácil acesso para a população, possui todas suas vias circun- dantes pavimentadas, vizinhança sem barulhos sonoros consideráveis e a existên- cia do ginásio municipal em frente a área, que possibilita o uso desse equipamento pelas crianças. . PARTIDO ARQUITETÔNICO DIRETRIZES PROJETUAIS Funcionalidade do edifício Instigar o usuário Setorização Estratégias bioclimáticas Espaços criativos Escala do usuário Integrar comunidade Espaços públicos Edicação integrada Conexão externa Conexão interno- externo Contato área verde SETORIZAÇÃO SETOR ADMINISTRATIVO SETOR DE SERVIÇO SETOR DE APOIO SETOR PEDAGÓGICO SETOR RECREATIVO SETOR PÚBLICO CONCEITO Os espaços como de NÚCLEOS ESTIMULAÇÃO, EXPLORAÇÃO E INTERAÇÃO. Incentivo da exploração de amplitude com a disposição horizontal do volume Núcleos com diferentes perspectivas, sensação de aventura e curiosidade Ambientes aconchegantes escala adequada Interação dos usuários IMPLANTAÇÃO Acesso secundário pedestres Estacionamento voltado para as ruas com menor uxo Entrada estacionamento Núcleo secundário entre salas: Átrio para área verde, iluminação e ventilação. Volumetria para salas de aula, engloba o núcleo central pedagógico, permite contato com o exter- no e comunicação com as turmas de diferentes idades. Fachadas noroeste e sudoeste, uso de brises móveis permitindo o manuseio dos usuários para controle da luz. Marcação de esquina com rampas e escada para acesso dos pedestres à praça e edica- ção escolar. Núcleo pedagógico possibilita uso de grandes aberturas nas edicações, composição de vegetações e vivacidade para o conjunto arquitetônico R. Cristiano Schlichting R. Porto Alegre R. Constâncio Krumel PROPOSTA NÚCLEO DO SABER: Centro de Educação Infantil Orientadora: Prof. Carolina Stolf Silveira Acadêmica: Bárbara Fernandes Schmoegel 01 / 10 O PROJETO Também, seguindo principios de aplicação da metodologia educacional holística, para ligação direta da edicação escolar com a comunidade, o espaço público do acesso principal de pedestre possui conexão direta com o auditório escolar, através de grande abertura de portas-painéis, cujo uso do palco pode-se integrar com o exterior e interior. Perspectiva acesso à praça pública Praça pública - uso de mobiliário curvo para incentivo a imaginação e interação Perspectiva acesso à edicação A disposição horizontal do volume estimula o caminhar dos usuários pela escola. A forma proposta da fachada principal estabelece, através da composição cúbica, ritmo de variação de tamanho e cor, a alteração do skyline da cidade, a percepção de alturas e escalas diferentes pela criança e a curiosidade do aventurar-se por alternadas perspectivas. Também, proporciona a sensação de pequenos espaços setorizados, conduzindo a edicação extensa para a escala do usuário desde a per- cepção externa. Para melhor orientação espacial da criança e visitantes, a setorização designa também a volumetria. Fez-se a organização para garantir a funcionalidade da escola, denir uxos de usos, conforto ambiental, segurança e visuais. Os dois acessos a edicação conectam-se visualmente em seu interior, encaminhando-se para um núcleo de espe- ra externa dentro da escola, que proporciona a zona de transição para a chegada ao in- terior da implantação e conecta o setor administrativo. De maneira diferente, as formas do setor pedagógico tornam-se reconhecíveis pela criança, já que distiguem-se dos de- mais volumes do projeto. Perspectiva porta painel auditório Setor Administrativo Setor de Apoio Setor de Serviço Setor Pedagógico Setor Semi-Público (auditório) ISOMÉTRICA Aces so ped est re Acesso veículo Acesso pedestre Saída veículo Estacionamento no mesmo nível da edicação Embarque e Desembarque Playgroung por relevo Cerca verde para proteção Pomar Espaço livre para uso do auditório para o público Brises verticais para proteção solar e de cercamento Núcleo Pedagógico Aberturas diversicadas Sensação de movimento Interação visual e curiosidade Perspectivas volumétricas diversas Sensação de aventura e descobrimento Espaços livres para serem percorridos Sensação de segurança Reconhecimento espacial através das placas móveis Repetição de esquadrias O PROJETO PAVIMENTAÇÃO A implantação segue o uso de linhas orgânicas predomi- nantemente, a m de transmitir a leveza e a brincadeira pa- ra o caminhar. O acesso principal ocorre pela Rua Constâncio Krumel e Rua Cristiano Schlichting, dando acesso a praça e posterior a edicação escolar. Os caminhos orgânicos se mesclam e diferem-se pelo uso de pisos drenantes emborra- chados coloridos. Do mesmo modo, o mobiliário seguem a mesma linha, transmitindo segurança para as crianças e também a imaginação que as linhas curvas proporcionam. A praça pública visa a brincadeira, onde as crianças podem subir no mobiliário e relevos, pular e correr livremente. Os núcleos internos também instigam as brincadeiras de equi- líbrio e habilidade psicomotoras, com utilização da cor para desenvolver o raciocínio lógico. . O uso de diversas vegetações é constante no projeto, são utilizadas para contenção do desnível do terreno, nos espelhos das escadas e em canteiros que contornam a beira do lote e tornam-se peitoris de proteção. Da mesma ma- neira a utilização de árvores agrega conforto ambiental, cria ambientes de sombra, contato com a natureza e também estimula os sentidos das crianças. Grama esmeralda Piso tátil Concregrama Concreto moldado in loco Piso drenante Piso emborachado drenante ARBÓREAS ORNAMENTAIS E FRUTÍFERAS HERBÁCEAS, ARBUSTIVAS, FORRAÇÕES E GRAMA PitangueiraA Imagem Código Nome Popular Nome Cientíco Altura e Diâmetro Eugenia Uniora h= 4-7m d= 3-4m B Goiabeira Psidium guajava h= 5-7m d= 4-5m C Jabuticabeira Plinia cauliora h=10-15m d= 7m MamoeiraD Carica Papaya h= 2-4m d= 1-2m E Laranjeira Citrus sinensis h= 8-10m d=3-8m F Bananeira Musa sp. h= 6-7m d= 2-3m G Ipê amarelo Handroanthus albus h= 10-14m d= 4-5m OitiH Licania tomentosa h= 14-18m d= >6m I Grama Esmeralda Zoysia Japonica Gnafálio GnaphaliumJ Cloroto Chlorophytum comosumK Ave do paraíso Strelitzia reginaeL Lavanda LavandulaM Maranta Cinza Ctenanthe setosaN Hereda Canariensis Hedera canariensisO Clusia ClusiaP Acesso Secundário através do estacionamento / Demarcação da entrada através de cor e inclinação da cobertura Visando a atribuição do espaço escolar como propulsor da evolução da criança, o partido projetual baseou-se na com- posição e criação formal de volumes em diferentes proporções, os quais estão dispostos de forma heterogênea no terreno, estabelecendo alternados núcleos de exploração e interação para os usuários. De maneira a se integrar com o entorno e conectar-se com a comunidade, o projeto constitui-se de maneira a valorizar a esquina principal, com a criação de uma praça pública que é envolvida pela edicação escolar e concebe a transição entre o público e o privado. Acesso pedestre R . C o n st â n ci o K ru m el R. Cristiano Schlichting Acesso Veículos R . P o rt o A le gr e J I I J K I L M N J L 01 02 03 04 05 07 08 09 10 11 12 13 14 16 06 Acesso Principal Pedestres Acesso Secundário Pedestres 06 A B C D E F G H E A J O O A A C 17 P P P 15 J K 02 0202 Implantação Escala 1/350 Begônia BegoniaQ Q Q NÚCLEO DO SABER: Centro de Educação Infantil Orientadora: Prof. Carolina Stolf Silveira Acadêmica: Bárbara Fernandes Schmoegel 02 / 10 08- Depósito de lixo Externo e Medidor de água e energia 09- Área de Espera externa 10- Espaço Escalada 11- Playground núcleo pedagógico 12- Espaço leitura e Lagoinha 13- Playground por relevo 14- Pomar piquenique 15- Espaço do movimento 16- Horta 17- Vagas van escolar 01- Embarque e Desembarque 02- Faixa Elevada 03- Praça Pública 04- Estacionamento 05- Carga e Descarga 06- Bicicletário 07- Cisterna Fa ch a d a N o ro es te Fa ch a d a S u d este Planta Baixa Escala 1/150 Fachada Nordeste Fachada Pré-Escola Fachada Maternal Quadro de esquadrias Código Tipo Largura x Altura (m) Material P1 P2 Porta de Correr 2 Folhas 3,10x2,20 Vidro Laminado com perl em PVC preto Porta de Abrir 0,90x2,10 Vidro Insulado com perl em PVC preto P3 Porta de Abrir 0,80x2,10 Madeira Tauari P4 Porta de Correr 2 Folhas 1,80x2,60 Vidro Insulado com perl em PVC preto P5 Porta de Correr 4 Folhas 3,30x2,10 Vidro laminado com perl em PVC preto P6 Porta de Abrir 0,70x2,10 Madeira Tauari P7 Porta de Correr 4 folhas 4,85x2,65 Vidro laminado com perl em PVC preto P8 Porta de Correr 2 folhas 2,0x2,60 Vidro laminado com perl em PVC preto P9 Porta vai e vem 0,80x2,10 Madeira Tauari P10 Porta vai e vem dupla 1,60x2,10 Madeira Tauari P11 Porta de abrir 0,80x2,10 Vidro Insulado com perl em PVC preto P12 Porta de correr 1 folha 0,90x2,10 Madeira Tauari P13 Porta camarão 5 folhas 3,85x2,70 Madeira Tauari P14 Porta camarão 4 folhas 3,00x2,70 Madeira Tauari P15 Porta painel de correr 4 folhas 7,00x2,85 PVC laminado com madeira Tauari P16 Porta de abrir 0,70x1,00 Madeira Tauari P17 Porta de abrir 0,80x2,10 Alumínio preto fosco e vidro jateado P18 Porta de abrir 0,80x1,70 Alumínio preto fosco vazada PORTAS Quadro de esquadrias Código Tipo Largura x Altura (m) Peitoril (m) J1 J2 Janela de Correr 1 Folha 1,0x1,40 1,00 0,50x1,00 2,20 J3 1,30x0,50 2,70 JANELAS Janela de Correr 1 Folha Janela de Correr 1 Folha J4 1,0x1,40 1,80 Janela de Correr 1 Folha J5 0,60x1,60 0,98 Janela de Correr 1 Folha J6 0,80x0,40 2,10Janela de Tombar J8 0,50x1,00 1,15Janela Pivotante J9 0,60x1,60 1,45Janela Pivotante J10 1,00x0,63 2,00Janela Pivotante J7 4,75x1,50 1,95 Janela de Correr 3 Folhas J12 1,00x1,40 1,65Janela Pivotante J13 1,00x1,40 1,15Janela Pivotante J14 1,30x0,50 1,96Janela Pivotante J11 1,30x0,50 1,42 Janela de Correr 3 Folhas J15 2,0x0,50 1,96Janela Pivotante J16 0,50x1,00 1,75Janela Pivotante J17 0,50x1,00 1,40Janela Pivotante 1 2 3 4 5 6 7 9 11 12 10 13 14 15 16 17 18 19 20 22 23 24 21 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 42 43 44 45 46 47 48 41 49 50 51 52 53 54 55 56 57 1 91,44 7,192 Sala de Reunião íntima 9,19 6,754 Sanitário PcD e Fraldário 3 Sala de Reunião 2,85 2,856 Sanitário Feminino 40,39 48,708 Recepção Secundária 7 Administração 5 Sanitário Masculino 7,59 4,4010 Sanitário Adm. 13,02 10,8612 Diretoria 11 Copa 9 Almoxarifado Quadro de Áreas Código Ambiente Área (m²) Recepção Principal Setor Administrativo 13 143,16 48,66Área de espera externa 47,81Pátio Coberto Código Ambiente Área (m²) Auditório Setor Semi-Público 14 15 5,65 27 16,51 Sanitário PcD e Fraldário 16,54 108,76Refeitório Sanitário Feminino 37,87 27,00Cozinha 6,02 10,75Área de Serviço Sanitário Fem. e Masc. Espaço Culinária 5,92Armazenamento de Secos Código Ambiente Área (m²) Sanitário Masculino Setor de Serviço 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 2,50 Recebimento de Produtos 3,62 2,03Depósito de Gás Depósito de Lixo Armazenamento de Frios 6,00Depósito Lixo Externo e Medidores 11,04 11,65 40 38,85 Solário 38,92 7,70Fraldário Berçário II 2,31 39,48Maternal I 9,15 38,25Maternal II Solário Sanitário Berçário 13,22Sanitário Maternal Código Ambiente Área (m²) Berçário I Setor Pedagógico 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 68,37 Pré-Escola II 59,42 68,44Sala de Artesanato e Pintura Pré-Escola I Pré-Escola I 24,95Sanitários Pré-Escola 61,90 53 54 55 56 57 22,39 13,79Sanitário Sala de dança e música 37,10Brinquedoteca 37,36Biblioteca O mobiliário utilizado nas salas de aula proporciona a exibilidade de layout e independência da criança para movi- menta-lo em sua grande maioria. Na área do Maternal e Berçário adequa-se móveis mais baixos para garantir a esca- la do usuário e promover a sensação de segurança. No setor da creche (Berçário I e II e Maternal I e II), existe a ligação direta de uma sala com a outra, através de um átrio central, chamado de solário ( e ) servindo como espaço de recreação e interação de crianças com diferentes idades. Possui uma claraboia central, agregando iluminação e venti- lação para o ambiente e promovendo a amplitude visual do espaço para os responsáveis. Perspectiva interna Maternal I e II 2.128,44 202,10Área de Playground 5.917,00Área do Terreno 2.786,99 1.228,25Área de Estacionamento 364,16Área Praça Pública Área Permeável Área (m²) Área Total Construída Áreas Gerais Para promover a intuição de exploração para a criança a dis- posição dos uxos entre os blocos permite uma circulação composta na implantação, viabilizando o caminhar pelos es- paços para acessar determinado local. . A conguração espacial promove a integração entre os am- bientes, permitindo sua visibilidade e conexão com espaços livres, vegetações ao seu redor e fomenta a interação e obser- vação dos usuários. . Com isso, uso de grandes portas de correr e disposição de painéis envidraçados no setor pedagógico, permite a observa- ção das ações externas e destaca-se a inclusão do ambiente educacional como núcleo central que torna-se visível para todos. . Perspectiva Playground Núcleo Pedagógico 16 31,7 7,56Sala de Gravação 3,58 13,63Sala de Amamentação Sanitário Professores 2,92 17,13Consultório/Enfermaria 35,49 2,03Sanitário Funcionários Espaço Funcionários Sanitário Sala de amamentação 4,48Sanitário acessível funcionários Código Ambiente Área (m²) Sala dos Professores Setor de Apoio 17 18 19 20 21 22 23 24 3,06Depósito de Equipamentos 2,92Sala Técnica Auditório 25 26 25 26 NÚCLEO DO SABER: Centro de Educação Infantil Orientadora: Prof. Carolina Stolf Silveira Acadêmica: Bárbara Fernandes Schmoegel 03 e 04 / 10 46 41 7 Calha Cumeeira Rufo metálico Tubo de queda aço galvanizado Pingadeira de concreto Telha brocimento Claraboia de vidro e alumínio Telha brocimento Claraboia de vidro e alumínio Projeção caixa da água Laje impermeabilizada Laje impermeabilizada Laje impermeabilizada Telha brocimento Fa ch a d a S u d este Fachada Nordeste Fa ch a d a N o ro es te Planta de Cobertura Escala 1/250 Telha Termoacústica utilizada somente no auditório Fachada Pré-Escola Fachada Maternal Det.1 - Mesa união Escala 1:20 Mesa Orgânica de madeira carvalho impermeabilizada Base de MDF cor verde xada no piso Assento infantil emborrachado na cor laranja impermeabilizado Assento adulto emborrachado na cor preta impermeabilizado Pés de xação da mesa de aço inox pintado de cinza fosco Piso emborrachado verde-água Revestimento emborrachado Solo Laje 1 Laje 2 ISOMÉTRICA ESQUEMÁTICA ESTRUTURA O sistema construtivo proposto é de alvenaria convencional, uma vez que é a mais utilizada na região, o que facilita a contratação de mão de obra especializada e a disponibilidade de materiais. Também permite utilizar portas e janelas fora de medidas padronizadas, como presente no projeto, além de oferecer positivo isolamento térmico e acústico para o ambiente, fundamentais para o processo de aprendizado. A fundação e base é constituída por laje maciça de concreto moldado in loco, com espessura de 20cm apoiada em sapatas do mesmo material. O dimensionamento da estrutura é formada por pilares de dimensões (45x15cm), vigas de (50x15cm) e laje superior com espessura de 15cm, tais dimensões podem sofrer variações de acordo com o vão necessário. Visando a não utilização de forro em grande parte das edicações, as vigas apresentam-se invertidas, assim possibilitando a utilização da laje aparente, somando a textura do próprio concreto para os ambientes. Para a formação da estrutura, houve a distribuição de eixos e coordenadas do projeto, sendo utilizado uma malha estrutural de 7 x 7m e uma submalha de 3,5 x 3,5m, permitindo assim, uma otimização da estrutura, alinhamento de paredes e modulação de volumetrias. A ESTRUTURA A malha 7x7m compõe a volumetria da fachada, que é demarcada através da dife- rença de alturas. Junto disso, empregou-se o espaço superior da volumetria mais alta para instalação da caixa da água, permitindo que essa que camuada na fachada nordeste e sudeste e possua espaço adequado para manutenção. . O pé-direito utilizado possui variações para promover diferentes sensações nos usuários. Para espaços como no setor administrativo utilizou-se 3m e no setor peda- gógico a medida cou de 2,70m para favorecer a escala da criança. 7 metros7 metros Laje Viga Pilar Sapata Perspectiva Fachada Nordeste O TERRENO O terreno foi adequado para implan- tação da proposta visando que toda a esco la e o estac ionamento cassem no nível + 2,00m, em relação a rua (+ 0,00m). Mantendo o uxo do estaciomento - escola aces- sível. . Também, para assegurar a setoriza- ção da praça com o edifício escolar, fez-se um corte na esquina do terreno para estabelecer a praça pública, mantendo-a no nível + 1,00m. Dessa forma estabelece um nível de separa- ção de setores através da topograa. Por m, aterrou-se a esquina adja- cente, para xar o estacionamento no nível +2,00m. . A concepção do espaço refeitório soma a intenção e possibilidade do uso váriado para promo- ver a comunidade na escola. Projetado de maneira ampla, possui mobiliário solto para o seu rearranjo, garante a escala da criança e também do adulto. O grande vão de abertura permite conexão ampla com o pátio coberto, possibilitando mais espaço para utilização integrativa, atra- vés de feiras, dia da família na escola, eventos culinários e atividades festivas de época. O espaço utiliza grande uso de iluminação e ventilação natural com o emprego de pé-direito duplo, sendo assim, quando promovido para visitação de mais usuários, continuará sendo um ambiente confortável e adequado para a demanda. Integração comunidade-escola Corte Aterro Terreno Original Corte AA Escala 1/150 Estrutura metálicaTelha termoacústica Forro acústico em chapa de gesso acartonado perfurado Telhado em estrutura metálica Viga invertidaFluxo de veículos estacionamento Praça PúblicaCircuito Psicomotor Laje Maciça Telha brocimento 1 2 3 4 5 2 Legenda Ambientes: 1- Banheiro PcD Funcionários 2- Espaço Funcionários 3- Sala de Amamantação 4- Sala dos Professores 5- Auditório Escala 1/150 Corte BB Telha brocimentoViga invertida Telhado em Estrutura metálica Mesa união Adultos e crianças Cisterna para captação da água da chuva Reservatório Superior Reservatório Inferior Entrada Veículos Laje Maciça 15.000L 2.000L 2.000L 2.000L Caixilho em concreto moldado in loco Detalhe 1 Corte de Pele 1 Legenda Ambientes: 1- Casa de Gás 2- Recebimento de produtos 3- Cozinha 4- Refeitório 5- Sanitário Feminino 6- Banheiro Funcionários 7- Banheiro PcD funcionários 8- Recepção Secundária 9- Circulação Administração 10- Reservatório Inferior 11- Reservatório Superior 12- Copa Administração 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 NÚCLEO DO SABER: Centro de Educação Infantil Orientadora: Prof. Carolina Stolf Silveira Acadêmica: Bárbara Fernandes Schmoegel 05 e 06 / 10 Perspectiva ambiente - Refeitório BC 4 Corte CC Escala 1/150 Corte DD Escala 1/150 Det.2 - Trilho Embutido Escala 1:2 Estrutura trilho reforçado embutido na laje Parafuso para xação da Placa HLP na guia do trilho Placa Pertch Exterior HLP laminado de madeira teca 4cm Solo Cantoneira de aluminío para proteção contra resíduos Det.3 - Brise Vertical de Rotação Manual Escala 1:10 Placa Pertch Exterior HLP laminado de madeira teca 4cm Eixo de xação de aço inoxidável Dobradiça pivotante Perl tubular Tampa inferior Placa HLP Solo Telha brocimento Viga invertidaTelhado em Estrutura metálica Forro acústico em chapa de gesso acartonado perfurado Palco auditório Painel Pertech exterior HPL móvel Playground Núcleo Pedagógico Caixilho em concreto moldado in loco Laje Maciça Estrutura metálica Corte de Pele 2 1.500L Viga invertida Telhado em Estrutura metálica Telha brocimento Cobertura entre blocos Brise móvel de HPL Reservatório Superior Reservatório Inferior2.000L Acesso reservatório Espaço do movimentoEscola Estadual Setorização cor salas de aula Detalhe 3 Det.4 - Abertura Claraboia Piramidal Escala 1:20 Eixo central de xação de Alumínio Abertura Basculante Estrutura de Alumínio preto fosco e vidro temperado Extensor de janela Basculante Gancho para abertura através de extensor móvel Vidro temperado incolor Corte de Pele 1 Escala 1:25 Platibanda de alvenaria Solo Sapata de concreto Viga baldrame Parede de Alvenaria Armadura principal de barra discretas agrupadas Concreto moldado in loco Janela Pivotante Viga Invertida Laje Maciça Parede de alvenaria Reservatório Superior Caibros metálicos Pingadeira de concreto i=1% Rufo metálico Concreto Impermeabilizado Det.2 Sapata de concreto Detalhe 2 Solo Viga Baldrame Laje de concreto Mureta de alvenaria 45cm Vidro Laminado Fixo Extensor para abrir janelas altas Janela de tombar Painel HLP Pertch Exterior móvel Viga Invertida Trilho guia superior Platibanda de alvenaria Pingadeira de concreto Caibro metálico Telha de brocimento Rufo metálico Corte de Pele 2 Escala 1:25 NÚCLEO DO SABER: Centro de Educação Infantil Orientadora: Prof. Carolina Stolf Silveira Acadêmica: Bárbara Fernandes Schmoegel 07 e 08 / 10 1 2 3 4 5 Legenda Ambientes: 1- Maternal II 2- Playground 3- Berçário I 4- Entrada Auditório 5- Auditório Legenda Ambientes: 1- Maternal II 2- Circulação Externa 3- Pré-Escola I 4- Sanitários Pré-Escola 5- Reservatório Inferior 6- Reservatório Superior 7- Pré-Escola II 8- Circulação Salas de Aula 1 2 3 4 5 6 7 8 Corte EE Escala 1/150 Cobertura entre blocos Nichos de leituraTelhado em Estrutura metálica Viga invertida Claraboia Reservatório Superior Vidro Fixo Caixilho em concreto moldado in loco Playground Núcleo Pedagógico Painel Pertech exterior HPL móvel Telha brocimento Estante para livros Armários Detalhe 4 Legenda Ambientes: 1- Brinquedoteca 2- Espaço Externo Brincadeiras 3- Biblioteca 4- Playground 5- Berçário II 6- Espaço Escalada 1 2 3 4 5 6 Fachada Nordeste Fachada Sudeste Fachada Pré-Escola Escala 1/150 Parede de alvenaria com pintura fosca na cor berço suvinil Reservatório Superior bloco Pré-escola Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor laminado Mureta de alvenaria para proteção Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor laminado Porta de abrir de PVC na cor verde e vidro laminado Porta de abrir de PVC na cor azul e vidro laminado Brise vertical móvel de HLP com laminado de madeira teca Parede de alvenaria com pintura fosca na cor berço suvinil Reservatório Superior bloco Maternal Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor laminado Porta de abrir de PVC na cor verde água e vidro laminado Mureta de alvenaria para proteção Horta comunitária Painel Pertech exterior HPL móvel Playground Núcleo Pedagógico Fachada Maternal Escala 1/150Escala 1/150 Escala 1/150 Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor temperado Gradil de alumínio na cor preto revestido com arbusto plumbago Parede de alvenaria com pintura fosca na cor berço suvinil Concreto moldado in loco impermeabilizado Parede de alvenaria com pintura fosca na cor berço suvinil Caixilho de concreto moldado in loco com pintura fosca na cor crisântemo laranja suvinil Acesso veículos ao estacionamento Janela Fixa de PVC na cor preta e vidro incolor laminado Porta de correr de PVC na cor preta e vidro laminado Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor temperado Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor temperado Concreto moldado in loco impermeabilizado Gradil de alumínio na cor preto revestido com arbusto plumbago Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor temperado Concreto moldado in loco impermeabilizado Caixilho de concreto moldado in loco com pintura fosca na cor crisântemo laranja suvinil Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor temperado Porta painel PVC laminada com madeira Tauari Trilho superior e inferior porta painel em aço inox pintado de preto fosco Brise vertical móvel de HLP com laminado de madeira teca Gradil de alumínio na cor preto revestido com arbusto plumbago Cerca viva de alumínio na cor preto para proteção lateral com arbusto plumbago Mobiliário praça pública de concreto moldado in loco com assentos revestidos em madeira eucalipto Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor temperado Floreiras estacionamento de concreto moldado in loco Áreas de ventilação e iluminação bem distribuídas por todos os blocos; Sol nascente Sol poente Vento SulVento Sudeste Conforto térmico com uso de vegetações / sombra natural. Ventilação efeito chaminé Berçário e Maternal; Proteção solar por extrusões de concreto; Ventilação cruzada vertical e horizontal no refeitório; NÚCLEO DO SABER: Centro de Educação Infantil Orientadora: Prof. Carolina Stolf Silveira Acadêmica: Bárbara Fernandes Schmoegel 09 e 10 / 10 Uso de brise vertical e cerca viva / Iluminação natural controlada e entrada de ventilação natural; Concreto moldado in loco impermeabilizado Brise móvel de HLP com laminado de madeira teca e pintura colorida Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor laminado Porta de correr de PVC na cor preta e vidro laminado Nome em letras caixas de ACM na cor branca Caixilho de concreto moldado in loco com pintura fosca na cor crisântemo laranja suvinil Brise vertical móvel de HLP com laminado de madeira teca Gradil de alumínio na cor preto revestido com arbusto plumbago Brise vertical xo de HLP com laminado de madeira teca Platibanda de alvenaria com pintura fosca na cor berço suvinil Esquadria de PVC na cor preta e vidro incolor temperado Cerca de alumínio na cor preto para proteção lateral com arbusto plumbago Muro vegetado para contenção com a trepadeira Hera batata (Hereda Canariensis) Escada e Rampa em concreto moldado in loco Corrimão de aço inox pintado de preto fosco Parede de alvenaria com pintura fosca na cor berço suvinil Fachada Noroeste Escala 1/150 Perspectiva Fachada Noroeste: Uso de Brises Verticais móveis, gradil verde e pai- néis coloridos para controle de insolação e visual para o interior da edicação Perspectiva Fachada Sudeste: Uso de concreto moldado in loco formando volumes independentes e movimento através de diferentes tamanhos de aberturas. ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS Os painéis de HLP (High Pressure Laminate) da Pertech Exterior pos- suem aspectos positivos para proporcionar conforto ambiental para os espaços, são resistentes à umidade presente na região, à impactos e de fácil manutenção. . A utilização de blocos independentes como cubos moldados por concre- to, auxiliam na proteção solar da fachada nordeste e ainda, proporcionam isolamento térmico dos espaços, já que possuem esse material denso concebendo a troca de calor primária. . A grande maioria dos ambientes possuem a ventilação cruzada por meio das aberturas variadas em mais de uma face. Os espaços do berçário e maternal dispõe de ventilação efeito chaminé controlada manualmente, através da abertura da clarabóia central. Também a variação da disposi- ção das edicações é estratégica para viabilizar a ventilação por toda a implantação. . Junto disso, na grande maioria dos núcleos, há uso de vegetação de médio porte, garantindo o resfriamento passivo nos espaços comuns. Nas guras ao lado estão identicados através de esquemas, algumas das es- tratégias bioclimáticas utilizadas na concepção projetual. ISOMÉTRICA EM CORTE Perspectiva Fachada Maternal: Uso de painéis móveis Pertch Exterior para con- trole solar, garantir foco de atenção interno e setorização de uxos para circula- ção. Fechamento em vidro para proporcionar visibilidade e iluminação natural nos ambientes.